Blog do Prisco
Notícias Últimas

Durante visita de Ministro, Carmen Zanottto pede mudança de portaria para habilitação de queimados

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania/SC) acompanhou a agenda do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta em Santa Catarina. Durante visita ao Hospital Municipal São José em Joinville, a parlamentar pediu ao Ministro mudança da portaria para a habilitação de leitos para ala de queimados.

 “Os critérios da portaria não permitem habilitação, com isso os pacientes tem dificuldades de atendimento ou o hospital assume sozinho as despesas que são de alto custo. Entre as exigências está um cirurgião plástico 24 horas presencial, sendo que poderia ser parte da carga horária de sobreaviso. É necessário que hajam mudanças para que os hospitais possam ser habilitados e recebam mais recursos da União”, esclarece a parlamentar.

Mandetta disse que iria rever a portaria. “Carmen, você leu muito bem essa portaria e está preocupada com a habilitação de Lages também”, brincou.

As mudanças da portaria também podem beneficiar o Hospital Tereza Ramos, que realiza o serviço de queimados há mais de 12 anos e ainda não é habilitado.

Ainda durante a visita, como Presidente da Frente Parlamentar da Saúde e Coordenadora da Frente Parlamentar da luta contra o câncer, Carmen defendeu a importância dos novos aceleradores lineares para o tratamento da doença, desta forma, reduzindo o tempo de espera dos pacientes.

O Ministro ainda participou da Inauguração da Unidade de Saúde da Família Boehmerwald em Joinville e esteve no Núcleo de Pesquisa e reabilitação de Lesões- Palatais, Prefeito Luiz Gomes, o Centrinho, que é referência no Estado para crianças com lábio leporino e fenda palatina. Em média estão sendo atendidos pelo Centrinho 5 mil pacientes.

Fotos: Ascom Carmen Zanotto