Blog do Prisco
Manchete

Eduardo Moreira: sem votos e sem rumo

Eduardo Pinho Moreira (MDB) tem causado estranheza, espécie mesmo, por seus posicionamentos mais recentes. Ao melhor estilo biruta de aeroporto, o ex-vice-governador parece estar atirando para todos os lados.

Seria a única explicação plausível para o fato dele estar estimulando a candidatura do prefeito Clésio Salvaro (PSDB), de Criciúma, a governador.

Um cidadão que foi duas vezes governador, em mandatos-tampões, porque eleito mesmo ele só foi a vice-governador. Em três oportunidades. Ou seja, sempre esteve a reboque de um cabeça de chapa.

Sendo Eduardo Moreira tão emedebista, ele comandou o partido no estado por 10 anos, como explicar seu entusiasmo pela candidatura do tucano Salvaro que, aliás, até ontem era seu inimigo mortal? Salvaro hoje governa a cidade que o próprio Moreira já administrou na década de 1990.

Sem piedade

Vale registrar, também, que o emedebista foi quem patrocinou a ação que impugnou uma das vitórias de Clésio Salvaro em Criciúma.

Tripé emedebista

Sim, no meio disso tudo tem ainda outro componente: o MDB tem três pré-candidatos a governador. Moreira apoia o senador Dário Berger em detrimentos de Celso Maldaner e Antídio Lunelli.

Hipótese

A desculpa para essa insanidade toda seria uma hipotética, porém improvável, nova aliança entre MDB e PSDB em Santa Catarina.

Resgate

Os dois partidos já estiveram juntos em três oportunidades. Na eleição e na reeleição de Luiz Henrique da Silveira e na primeira vitória de Raimundo Colombo. Em 2018, a quarta edição daquilo que LHS batizou de tríplice aliança (MDB, PSD e PSDB) foi inviabilizada justamente por um personagem que hoje está nas fileiras tucanas: Gelson Merisio. O PSD, aliás, esteve com o MDB na reeleição de LHS e nas duas conquistas de Colombo.

Nada disso

O ex-deputado, que chegou ao segundo turno na última eleição, foi o grande responsável pelo esfacelamento do consórcio que comandou o estado por uma década e meia.

Desconexo

Isto posto, fica muito claro que as formulações de Eduardo Moreira não batem com a realidade, não fazem o menor sentido do ponto de vista político.

Alesc

Por essas e por outras que sobrou pra ele, em 2022, a possibilidade de candidatura a deputado estadual. Somente porque dois estaduais do MDB, Ada de Luca e Luiz Fernando Vampiro (secretário de Educação) vão disputar uma cadeira na Câmara Federal.

Sabotagem

Sua liderança no MDB definhou após o desastroso resultado do pleito de 2018. Eduardo Moreira, mesmo sendo o governador à época, sabotou a candidatura de Mauro Mariani. A conta vai chegando. E com juros!

Freud explica

Ao fim e ao cabo, das duas, uma: ou Moreira perdeu o tino político ou está querendo aparecer. Mas com declarações estapafúrdias, sem nexo. É fim de carreira para alguém que não tem voto e está absolutamente sem rumo.