Blog do Prisco
Notícias Últimas

Educação capacita servidores sobre inclusão de alunos autistas

Gestores da rede municipal de ensino participam de treinamento sobre práticas de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Associação Amigos do Autista (AMA), promoveu nessa quinta-feira (23), na Acijs, um treinamento voltado aos gestores das unidades escolares da rede sobre o manejo comportamental de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O objetivo da formação continuada foi instrumentalizar a equipe gestora e pedagógica acerca de conceitos e práticas da inclusão de crianças/alunos com TEA na rede municipal de ensino.

Uma equipe técnica da AMA ministrou a capacitação. O Município já desenvolve um trabalho em parceria com a instituição no atendimento dos alunos com TEA.

“Sabemos que, estar na escola, vai além de somente planejar, é preciso compreender os alunos, respeitar suas singularidades para, assim, promover uma aprendizagem adequada e desenvolver habilidades  e potencialidades dos estudantes”, explica a secretária de Educação Emanuela Wolff.

Segundo a secretária de Educação, o Município adota o conceito de inclusão ao longo de todo o ano letivo. “A abordagem de inclusão na educação é de extrema importância para garantir que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou características individuais, tenham acesso igualitário a oportunidades educacionais e desenvolvimento pessoal”, comenta.

Esta etapa da formação teve como público-alvo coordenadores pedagógicos, diretores, pedagogos de AEE, técnicos de enfermagem, assessores da Semed e equipe multidisciplinar da educação especial. A intenção é ofertar o treinamento para todos os professores da rede e demais servidores da Educação.

“Foi uma troca de experiências importante entre a rede de ensino e os profissionais que atendem os alunos com TEA. Buscamos proporcionar maior engajamento de todos os envolvidos no processo da educação inclusiva”, finaliza Emanuela Wolff.