Blog do Prisco
Notícias Últimas

Educação entrega 5 mil kits de material escolar para atendimento em unidades prisionais, comunidades quilombolas e indígenas

A Secretaria de Estado da Educação (SED) iniciou na última quinta-feira, 16, a entrega dos kits de material escolar para todos os alunos das unidades prisionais, escolas indígenas e comunidades quilombolas que frequentam a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Será a primeira vez que cada aluno de EJA receberá o seu material em forma de kit, contendo cadernos de brochura, canetas, lápis, borracha, régua e calculadora. Anteriormente, as entregas eram feitas ao longo do ano, sem a separação individual dos materiais para cada aluno. Ao todo, 5 mil kits chegam a 43 unidades prisionais, 09 comunidades quilombolas e 19 escolas indígenas.

Os materiais para as unidades prisionais e comunidades quilombolas serão entregues nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), unidades responsáveis pela escolarização nestes espaços, e os kits para a EJA indígena serão entregues nas Coordenadorias e Supervisões Regionais para encaminhamento as escolas indígenas.

“A distribuição do material escolar vem contribuir muito com a qualidade de aprendizagem nessas comunidades e unidades. Agora esses estudantes terão um material apropriado e não improvisado”, afirma a gerente de Gestão de Modalidades, Programas e Projetos Educacionais, Beatris Andrade.

Em 2020, além da entrega dos materiais escolares, os alunos das unidades prisionais poderão utilizar os livros distribuídos pela SED no último mês de dezembro. O acervo bibliográfico contém obras literárias, que servem tanto para a preparação das aulas por parte dos professores, como para utilização no projeto Despertar pela Leitura, presente em algumas unidades prisionais do Estado. Como resultado da atenção dada a essa modalidade de ensino, a SED, por meio da Gerência de Gestão de Modalidades, Programas e Projetos Educacionais, está construindo um caderno de políticas direcionadas à educação de jovens e adultos para toda a rede estadual.

No ensino regular, as escolas estaduais também contarão com a entrega de acervo para bibliotecas e kits de material escolar para o ano letivo de 2020.

Fotos: Osvaldo Nocetti