Blog do Prisco
Coluna do dia

Eleição em novembro

Definitivamente afastada a ideia maluca de prorrogação de mandatos de atuais prefeitos e vereadores, graças a um grande entendimento entre os principais poderes, com destaque para as duas casas legislativas, Senado e Câmara.
Os deputados, depois de alguma controvérsia, aprovaram o texto que veio do Senado.
A eleição foi adiada, na prática, por 42 dias. De 4 de outubro para 15 de novembro em seu primeiro turno. A segunda rodada ficou para 29 de novembro.
Evidentemente que todo o calendário eleitoral sofreu alterações. Isso tudo será objeto de adequações, acordos e muita conversa daqui em diante.
Há muitas dúvidas, alguma insegurança no ar, mas esse foi o melhor caminho. Impossível, nas condições atuais, realizar o pleito em outubro. Adiar para 2021 também poderia criar sérios problemas jurídicos. Agora a pergunta que não quer calar é: com a pandemia assolando fortemente o país neste início de julho, em novembro será possível termos eleições com segurança sanitária? A conferir.

Nas urnas

A pandemia tem tudo para influenciar não só o calendário eleitoral. O resultado que sairá das urnas tende a sofrer forte influência do coronavírus. O raciocínio é simples. Prefeitos que foram bem, que tem atuado firme e coerentemente neste período sombrio, aumentam suas perspectivas de reeleição ou de emplacar o sucessor. Aqueles que titubearam correm sério risco de serem engolidos pela pandemia.

Mais uma

A Polícia Federal foi a campo novamente ontem. Os agentes cumpriram 81 mandados de busca e apreensão para investigar irregularidades na compra dos chamados testes rápidos para Covid19.
O epicentro do esquema seria o Distrito Federal. Mas a PF agiu em outros sete estados, inclusive em Santa Catarina.

Respingo

Os crimes sob investigação são fraude em licitação e crime contra  a ordem econômica. Aqui no Estado haveria ramificações da quadrilha em  Joinville, Navegantes, Balneário Camboriú e Ilhota. A conferir que personagens e esferas de poder esta nova investida da PF pode atingir em Santa Catarina.

Velocidade inversa

Entramos na sexta-feira e nenhuma gravação ou documento comprometer apareceu para implicar o ex-secretário Amandio João da Silva Junior no escândalo dos respiradores. Ele depôs na CPI terça-feira e de forma muita tranquila reafirmou que não teve qualquer participação no processo. Significa que Moisés da Silva se precipitou ao afastar Amandio. Foi rápido demais no gatilho. Já em relação a Douglas Borba, envolvido até a medula no caso, o governador demorou demais.

Tombo

A arrecadação de impostos em Santa Catarina foi de R$ 1,95 bilhão em junho, queda de 12,5% provocada em grande parte pelos efeitos da pandemia da COVID-19 na economia. Os números divulgados pelo Sindifisco – Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina nesta quarta-feira (1/7) mostram que a perda de receita em junho é bem menor do que o registrado nos dois meses anteriores (a queda em abril foi de 18% e em maio 22%), mas ainda implica em R$ 300 milhões a menos no caixa do Estado em comparação a junho do ano passado. Os dados são do Portal da Transparência.