Blog do Prisco
Coluna do dia

Eleição para novo desembargador: show de horrores!

Apesar dos discursos de transparência e avanço que teriam permeado a eleição para a escolha da lista sêxtupla entre os advogados que sonham em tornar-se desembargadores pelo Quinto Constitucional, a realidade não confere com a eloquência verbal. O pleito foi um verdadeiro show de horrores. Além do envolvimento de vereadores e até deputados fazendo campanha por determinado advogado, numa verdadeira contaminação política (estamos falando da escolha de um futuro desembargador, um magistrado!), a situação, literalmente, saiu do controle.

Até mesmo profissionais de outras áreas – como corretores de imóveis, empresários, donos de lojas de automóveis se engajaram no pleito, mandando mensagens pelo WhatsApp para grupos e pessoas absolutamente estranhas à advocacia. Lançou-se o nome e a credibilidade da OAB-SC na vala comum.

Não custa repetir: não se trata de uma eleição para mandatários políticos e sim para um cargo vitalício de carreira para a magistratura!

Como assim?

Outra preocupação que deu o tom nas conversas entre os causídicos no fim de semana e ontem, durante o dia do pleito (quase eleitoral): os advogados estão desconfiados do sistema por Token que identifica o eleitor.

Contrariedade

Dentro do Conselho da entidade também o sentimento é de insatisfação quase que generalizada. Os conselheiros avaliam que perderam prestígio e representatividade. Há, ainda, um grupo de indignados com conselheiros que se engajaram na campanha de candidatos.

Infelizmente, foi escrita uma verdadeira página torta na história da OAB-SC. Mais uma!

Prévias adiadas

Em reunião virtual da executiva estadual do MDB, na manhã desta segunda-feira, 21, os líderes do partido, em comum acordo, decidiram pela prorrogação das prévias partidárias que escolherão o candidato da sigla ao governo do Estado. O ato estava marcado para 15 de agosto. Para os membros da executiva, a participação dos filiados seria comprometida devido à situação sanitária imposta pela pandemia.

Alegação

São 502 mil mortes pela Covid-19 no Brasil, sendo 16.329 somente em Santa Catarina. A terceira onda da Covid-19, anunciada pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e o fato da vacina ainda não estar disponível a toda à população também reforçaram a posição emedebista.

Bela notícia

Segundo maior produtor nacional de carne de frango, Santa Catarina ganha espaço no mercado internacional e registra alta de 13% no faturamento com as exportações em maio, em relação a abril. “No mês passado, embarcamos 89,9 mil toneladas do produto, com destino a mais de 120 países, faturando em torno de US$ 156,8 milhões. Manter a competitividade das agroindústrias instaladas no Estado e ampliar os mercados para a produção é um dos nossos grandes objetivos”, assinalou o governador Carlos Moisés.

Aliado

O senador Jorginho Mello filiou mais um ex-prefeito ao PL. Trata-se do empresário Beto Martins, que por um bom período foi muito ligado ao próprio Jorginho nas fileiras do PSDB.

Beto foi prefeito de Imbituba por dois mandatos. É articulado e atuante, além de ter conquistado sucesso na iniciativa privada e também é o segundo suplente do senador, que preside a seção estadual do PL.

Ascensão

Deputado Altair Silva é uma das figuras em ascensão na política estadual. Parece ter caído como uma luva na Secretaria de Estado da Agricultura, uma das alavancas da retomada econômica catarinense.

Prognóstico

Depois da CPI da Pandemia, os líderes governistas já poderiam começar a pensar na CPI da Vacina!