Blog do Prisco
Manchete

Em Brasília, governador defende adoção de um plano nacional de prevenção de desastres

Em reunião realizada nesta terça-feira, 4, no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), em Brasília, o governador Jorginho Mello e os governadores que integram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) e o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (CODESUL), discutiram com o ministro Waldez Góes as prioridades para Santa Catarina e os temas de relevância para as demais regiões. O governador Jorginho Mello defendeu a adoção urgente de um plano nacional de prevenção de desastres.

“Fazer com que a prevenção seja mais forte do que o socorro, isso é fundamental. Ter um plano nacional para que se possa seguir, ter meios que evite a burocracia”, disse o governador de Santa Catarina.

O ministro Waldez Góes também apresentou aos chefes de estado mais oito itens que estão no planejamento do MIDR, além do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, estão: Revitalização de bacias/nascentes; Irrigação; Programa Água para Todos; PNDR (Plano Nacional de Desenvolvimento Regional; Plano Nacional de Integração e Desenvolvimento da Faixa de Fronteira; FDIRS (Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável); Fundo de Desenvolvimento Regional (Reforma Tributária); PPA (Plano Plurianual).

Pelo Governo de Santa Catarina participaram também da reunião a secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco e o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert.

Estiveram presentes os governadores Romeu Zema (MG), Cláudio Castro (RJ), Renato Casagrande (ES), Eduardo Leite (RS), Ratinho Junior (PR), Eduardo Riedel (MS) e ainda, representando Tarsício de Freitas (SP), o vice-governador Felicio Ramuth.

Os governadores devem voltar a se encontrar nesta terça-feira, às 19h30, em evento do COSUD para tratar da Reforma Tributária.

Fotos: Eduardo Valente / SECOM