Blog do Prisco
Destaques

“Em Santa Catarina, é urgente a ampliação da presença feminina na política”, diz coordenadora das Mulheres Progressistas

Beth Tiscoski apresenta números e aponta caminhos para o fortalecimento do poder político feminino

“Em Santa Catarina, é urgente a ampliação da presença feminina na política. Essa não é uma mera conjectura levantada em alusão ao Dia Internacional da Mulher. É uma realidade com base em números”. Esta é a opinião da coordenadora estadual das Mulheres Progressistas, Beth Tiscoski (PP). Conforme Beth, com foco nas eleições municipais deste ano, os resultados do pleito de 2020 demonstram que a presença da mulher no poder ainda é muito aquém do necessário.

“Em eleitorado, somos maioria, 52%; mas apenas 33% em candidatas e 15% em eleitas. A conta não fecha”, disse, citando percentuais verificados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E a urgência no estímulo à mulher na política catarinense é traduzida por desempenhos abaixo da média nacional. Por exemplo: apenas 37% dos municípios brasileiros tiveram candidatas a prefeita. Em Santa Catarina foi pior, 27%.

Das candidatas a prefeita em municípios catarinenses, só 10% foram eleitas; dois pontos percentuais a menos que a média nacional. Em relação às vice-prefeitas o desempenho é ainda pior. São 9% de vices eleitas no Estado contra 17% na média do Brasil.

Os catarinenses elegeram 28 mulheres prefeitas e 25 vice-prefeitas, em um contexto de 295 municípios. “Isso é muito pouco. Como pouco também é o número de vereadoras eleitas: 525 mulheres de 2.890 cargos em disputa”, completou Beth, com base em números do TSE.

Como forma de reduzir esse déficit, a coordenadora defende uma abordagem multifacetada, com a implementação de ações públicas que promovam a igualdade de gênero, entre elas a destinação de vagas e recursos específicos para as mulheres candidatas. Beth também cita a importância de trabalhar na promoção de lideranças femininas na política, seja por meio de campanhas de conscientização, cursos e palestras.

“No âmbito do segmento Mulheres Progressistas, estamos engajadas em um ciclo de eventos que está percorrendo diversos municípios de Santa Catarina desde o ano de 2022. Essa iniciativa faz parte de um projeto nacional do partido, chamado ‘O Futuro Chegou’. Um dos efeitos percebidos durante e após esses eventos é a criação e o fortalecimento das redes de relacionamento e apoio entre as mulheres, com a troca de experiências e a inspiração mútua. As mulheres se vêem representadas, conhecem cases de sucesso, e projetam futuras conquistas. Em suma, enxergam que é possível”, afirmou Beth.

A coordenadora acrescenta que a participação política feminina traz benefícios para a sociedade como um todo. “Isso garante que nossas experiências, perspectivas e habilidades sejam levadas em consideração na formulação de decisões públicas. Embora tenhamos obtido avanços significativos, ainda há muito a ser feito para superar os obstáculos e desafios”, completou, convidando também os homens a se engajarem na causa.