Blog do Prisco
Destaques

Engenheiro intensifica ações na reta final da campanha para a presidência do Crea-SC

Faltando praticamente duas semanas para a eleição que definirá o novo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SC) o engenheiro José Carlos Rauen defendeu sua plataforma administrativa e participou de amplo debate, on line, promovido pela Associação dos Engenheiros Civis de Florianópolis e Região (Assenci).

O convidado não poupou críticas à atuação, estrutura e sistema eleitoral do Crea-SC, todos absolutamente arcaicos.

“O Crea tem que servir os engenheiros, não os seus diretores e apaniguados como acontece hoje” assinalou ele, salientando a importância de se firmarem convênios entre o Crea-SC e os Ministérios Públicos estadual, Federal e prefeituras para integração das fiscalizações, melhor e mais funcional maneira de proteger os profissionais da ação de leigos.

Rauen também vem conquistando inúmeros apoios ao defender a extinção da cobrança da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) a cada novo trabalho dos profissionais da engenharia.

“Do total arrecadado com a ART,  15% ficam com o  Confea, 16% vão para a Mútua Nacional, 4% para  Mútua SC e 65% são destinados ao Crea-SC. Ou seja, a maior parte do bolo fica com o próprio Crea.  Deveria ser o contrário. Depois o engenheiro precisa do acesso ao crédito na Mútua e não consegue por causa da burocracia inexplicável. É mais fácil pegar dinheiro no banco”, criticou ele.

Outro ponto duramente questionado pelo candidato durante o evento da Assenci é o sistema eleitoral para a escolha dos dirigentes do Conselho. O modelo segue o mesmo do século passado, presencial, restrito a 34 cidades e em dia útil de trabalho, dificultando a participação de milhares de engenheiros em todo o Estado. Rauen propõe adoção de eleições on line, muito mais participativa, prática e atual.

“Estou no quarto mandato na presidência do Senge (Sindicato dos Engenheiros do Estado no Santa Catarina – o engenheiro se licenciou do cargo para disputar a eleição do Crea-SC ). Ali a eleição é on line já há bastante tempo. Esse modelo que está aí só favorece quem já está lá,” afirmou ele.

 

OS COMPROMISSOS DE RAUEN PARA TRANSFORMAR O CREA-SC

  1. Desenvolver ações junto ao Colégio de Presidentes para revogação da resolução 1.114, de abril de 2019, que trata sobre as atuais eleições. O texto cria novo sistema eleitoral para os Crea’s, com voto via internet e obrigatório a todos os profissionais.
  2. Propor Moção/Preposição às entidades de classe, representantes dos profissionais, Colégio de Presidentes e ao Plenário do Confea e do CREA/SC, solicitando a eliminação da cobrança da ART, sem prejuízo ao fornecimento da CAT aos profissionais.
  3. Criar Grupo de Trabalho, composto por Conselheiros de todas as Câmaras, Entidades de Classe e Instituições de Ensino, em conjunto envidar um debate amplo sobre as atribuições profissionais, sombreamentos e reserva de mercado, com base nas resoluções expedidas pelo Confea, Decretos e Leis, propondo, se for o caso, novo modelo de legislação para as atribuições.
  4. Implantar ou contratar sistema lógico de informática, que seja integrado ao estado e à federação, facilitando o acesso às informações inerentes às necessidades dos profissionais.
  5. Ampliar as ferramentas de fiscalização, com uso de novas tecnologias (drones), para dar segurança aos fiscais.
  6. Elaborar convênios com os Ministérios Públicos estaduais, Federal e prefeituras para integração das fiscalizações, protegendo assim o profissional da ação dos leigos.