Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Ênio Branco é contratado pelo grupo internacional EDP

A EDP – Energias de Portugal, um dos grupos empresariais mais expressivos do mundo, presente no Brasil com forte atuação nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia acaba de contratar o Executivo catarinense Ênio Andrade Branco, que deixou a Celesc, nesta semana, onde atuou quase dez dos seus 25 anos  dedicados as áreas de energia e telecomunicações.
O fato de o Executivo Ênio Branco ter sido recrutado por uma empresa privada internacional da envergadura da EDP, depois de atuar no setor público por tantos anos, é um claro reconhecimento à sua capacidade de gestão no segmento elétrico.
Na Celesc exerceu as diretorias de geração, transmissão e novos negócios e a diretoria econômico-financeira e Relações com o Mercado.
O Executivo catarinense Ênio de Andrade Branco – foto>divulgação
Também foi presidente da CELG, Companhia Energética de Goiás e diretor administrativo e financeiro da TELESC  – telecomunicações de Santa Catarina.
Profissional qualificado e experiente com profundo conhecimento e relacionamento nesse Mercado, chamou a atenção do potente  grupo “lusobrasileiro” que atualmente detém 33% das ações ordinárias e 20% do capital total da estatal catarinense, a partir da constituição   em SC do Consórcio Aliança, representado pela EDP (90%) e CELESC  (10%), e responsável pela construção de linha de transmissão que passará por 28 cidades e ligará Campos Novos a Siderópolis e Biguaçu, num investimento de R$ 1.2 bilhões, que deverá agregar qualidade e segurança ao sistema elétrico do estado e do país, face sua gestão ser do ONS – Operador Nacional do Sistema.
Enio passará a integrar o seleto time de diretores da EDP, assumindo a diretoria do referido  Consórcio Aliança, que tem como meta colocar a linha de Transmissão em operação no mês de agosto de 2020.
A destacar que além da participação acionária na Celesc, a EDP é dona das distribuidoras de energia Bandeirantes  (SP) e Escelsa (ES), além de outras três LTs em início de construção no norte, nordeste e sudeste do país.
Presença, igualmente forte da área de geração de energia é  responsável pela produção de 2.9 GW em 20 usinas, distribuídas por 11 estados.
Também do grupo português e com destaque no setor, a EDP Comercializadora de energia, atualmente a quarta do ranking, como a holding e demais empresas tem sede em São Paulo.

Posts relacionados

Governo de Santa Catarina e Celesc anunciam investimento de R$ 1,7 bilhão em novo programa de modernização energética com apoio do BID

Redação

Celesc realiza série de ações em escolas de diversas regiões de Santa Catarina ao longo do mês de abril

Redação

Conteúdo do Seminário da Univali vai contribuir para a COP 30

Redação