Blog do Prisco
Notícias Últimas

Ênio Branco é contratado pelo grupo internacional EDP

A EDP – Energias de Portugal, um dos grupos empresariais mais expressivos do mundo, presente no Brasil com forte atuação nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia acaba de contratar o Executivo catarinense Ênio Andrade Branco, que deixou a Celesc, nesta semana, onde atuou quase dez dos seus 25 anos  dedicados as áreas de energia e telecomunicações.
O fato de o Executivo Ênio Branco ter sido recrutado por uma empresa privada internacional da envergadura da EDP, depois de atuar no setor público por tantos anos, é um claro reconhecimento à sua capacidade de gestão no segmento elétrico.
Na Celesc exerceu as diretorias de geração, transmissão e novos negócios e a diretoria econômico-financeira e Relações com o Mercado.
O Executivo catarinense Ênio de Andrade Branco – foto>divulgação
Também foi presidente da CELG, Companhia Energética de Goiás e diretor administrativo e financeiro da TELESC  – telecomunicações de Santa Catarina.
Profissional qualificado e experiente com profundo conhecimento e relacionamento nesse Mercado, chamou a atenção do potente  grupo “lusobrasileiro” que atualmente detém 33% das ações ordinárias e 20% do capital total da estatal catarinense, a partir da constituição   em SC do Consórcio Aliança, representado pela EDP (90%) e CELESC  (10%), e responsável pela construção de linha de transmissão que passará por 28 cidades e ligará Campos Novos a Siderópolis e Biguaçu, num investimento de R$ 1.2 bilhões, que deverá agregar qualidade e segurança ao sistema elétrico do estado e do país, face sua gestão ser do ONS – Operador Nacional do Sistema.
Enio passará a integrar o seleto time de diretores da EDP, assumindo a diretoria do referido  Consórcio Aliança, que tem como meta colocar a linha de Transmissão em operação no mês de agosto de 2020.
A destacar que além da participação acionária na Celesc, a EDP é dona das distribuidoras de energia Bandeirantes  (SP) e Escelsa (ES), além de outras três LTs em início de construção no norte, nordeste e sudeste do país.
Presença, igualmente forte da área de geração de energia é  responsável pela produção de 2.9 GW em 20 usinas, distribuídas por 11 estados.
Também do grupo português e com destaque no setor, a EDP Comercializadora de energia, atualmente a quarta do ranking, como a holding e demais empresas tem sede em São Paulo.