Blog do Prisco
Destaques

Entidades Hospitalares apresentam demandas da Saúde aos parlamentares do Sul

As entidades Hospitalares AHESC-FEHOESC-FEHOSC estão percorrendo o estado de Santa Catarina promovendo encontros com parlamentares para debater os temas que impactam a Saúde no cenário atual. O presidente da AHESC, Altamiro Bittencourt foi o anfitrião do café da manhã realizado na sede da ACIC em Criciúma na segunda-feira, dia 18 de março.  O diretor Jairo de Souza, representou o presidente da FEHOESC, Tércio Kasten, e o diretor Evandro Peck , representou o presidente da FEHOSC, Hilário Dalmann. Participaram também gestores de vários municípios da região, além de vereadores de Criciúma e os deputados estaduais Ada de Luca e o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Catarinense, deputado José Milton Scheffer.

O presidente da AHESC, Altamiro Bittencourt destacou em sua fala inicial que conta com o apoio de todos os parlamentares para que juntos, “possamos encaminhar as demandas do setor”. E que através de encontros como esse, as causas da Saúde podem ter maior visibilidade junto a sociedade.

Entre os temas debatidos, em destaque a Campanha realizada pelas entidades que pede a derrubada do veto do governador ao projeto que destina R$ 180 milhões para a sobrevivência dos hospitais do Estado que atendem pelo SUS e a defesa do percentual de até 15% do orçamento do Estado para a saúde.

Para o assessor das entidades, Adriano Ribeiro, a intenção é levar estes temas e criar uma interlocução com os paramentares. “Precisamos ouvir a população, a rede privada e filantrópica que atende SUS é responsáveis por 77% do atendimento a população, e o orçamento fica concentrado para os hospitais públicos”.

A deputada estadual Ada de Luca se colocou a disposição sobre parceria deputados hospitais em especial a campanha “Não ao Veto“.  “Precisamos lutar, cada vez mais a população aumenta, e os recursos tem que aumentar também”. E pediu que as entidades se mobilizem e se façam presentes na votação em plenário para mostrar a força e união dos hospitais.

“É fácil trabalhar para uma congregração que reúne 182 hospitais”, disse o parlamentar, José Milton Scheefer, precisamos garantir mais recursos, o deputado detalhou a campanha Não ao Veto, “estamos a um passo para consolidar isso, precisamos dos votos dos 40 deputados, todos estão sensíveis, todos sabem grande desafio é custeio,  precisamos da mobilização para convencer todos deputados. Serão 10% dos recursos da fonte 100 que serão destinados para secretaria da saúde e distribuídos pela produção de cada hospital. Estamos com audiência marcada também para início de abril com o governador de SC, para apresentar a força da rede privada e filantrópica mostrando a importância do sistema”, destaca Scheffer.

O presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Miri Dagostin, destacou que “gostamos de pautas importantes para a cidade, por isso estaremos junto nesta causa, poderemos ir à  Florianopolis para fazer pressão para conseguirmos esses recursos para o custeio”.

Para o ex-secretario da Saúde de SC, Acelio Casagrande, também presente no evento “essa emenda é  fundamental para os hospitais, podemos tirar mais pessoas das filas e garantir o custeio aos hospitais. Sou um defensor da área da saúde”, completa.

Na fala dos gestores ficou claro que todos pediram uma interação ainda maior do parlamento com a sociedade para que juntos possam ser resolvidos os problemas que atingem as instituições,”precisamos mostrar a força dos filantrópicos, que garante o atendimento a maioria da população”, destacaram. Também pediram que o governo faça os pagamentos em dia para garantir o atendimento a população.

Outros temas foram tratados, como: emendas impositivas para hospitais filantrópicos; nova política de incetivo hospitalar; apoio aos pequenos hospitais adotando a política de vocação; isenção do ICMS na conta de energia elétrica; nota fiscal catarina e a parceria com Escola do Legislativo com capacitações para a rede de hospitais.

Parlamentares também enviaram representantes para o evento em Criciúma como os deputados Rodrigo Minotto, Pedro Uczai, Volnei Weber, Helio Costa, Sergio Mota, Jessé Lopes.

O primeiro encontro foi realizado em Chapecó em Fevereiro, o próximo está programado para 15 de abril em Curitibanos.