Blog do Prisco
Notícias

Entidades hospitalares de SC apresentam demandas aos Partidos Políticos para às Eleições 2018

Na oportunidade será apresentada uma pauta com subsídios do setor para a formação de Planos de Governo.

No dia 13 de agosto, na capital, será promovido pelas entidades – Associação e Federação dos Hospitais de Santa Catarina e Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (AHESC-FEHOESC-FEHOSC), um encontro com representantes de partidos políticos para a apresentação das principais reivindicações do setor da Saúde de Santa Catarina. O intuito é detalhar o funcionamento da rede hospitalar privada e filantrópica aos candidatos que disputam as Eleições 2018, a fim de informar sobre sua importância no atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento será realizado no hotel Slaviero Baía Norte, e contará com as presenças dos presidentes da AHESC, Altamiro Bittencourt, da FEHOESC e CNSaúde, Tércio Kasten, e da FEHOSC, Hilário Dalmann. Irá participar como explanador dos tópicos, o assessor das entidades, Adriano Ribeiro, que apresentará as principais reivindicações aos poderes Executivo, Legislativo Estadual e Federal. Dentre os pontos da pauta destacam-se, a construção de um novo modelo de política de atenção à produção hospitalar no estado, priorizando o custeio dos serviços, com foco na produção, resolutividade e indicadores de desempenho; A estipulação de um prazo para o pagamento do repasse dos recursos do Fundo Nacional de Saúde aos hospitais credenciados, incluindo a gestão plena; a promoção de transparência nas informações sobre o pagamento aos prestadores de serviços, disponibilizando informações nos portais da ordem das pendências financeiras; Fomentar os planos de ações, da Alta Complexidade, que são estratégicos na rede estadual, distribuindo na forma da legislação imposta pelo Ministério da Saúde e evitando sobreposição de serviços na rede de hospitais.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registram quase 5 mil estabelecimentos privados de saúde no Estado de Santa Catarina. A rede de hospitais privados e filantrópicas é responsável por mais de 70% do atendimento SUS e 90% dos estabelecimentos que oferecem atendimento de Alta Complexidade no estado, incluindo atendimentos de urgência AVC, cuidados prolongados, cardiologia, gestação de alto risco, neurologia, psiquiatria, queimados, ortopedia, UTI (adulto / neonatal, pediátrica) oncologia e leitos de internação. Porém, devido à inexistência de uma política atenção hospitalar catarinense atrelado ao alto custo de manter estas atividades, acarreta na rede de hospitais filantrópicos, um elevado grau de endividamento.

O objetivo é apresentar dados aos futuros candidatos no intuito de subsidia-los na elaboração de seu plano de governo atendendo assim a população catarinense e ao mesmo tempo proporcionando à sobrevivência da rede de prestadores de serviços aos SUS.

ENCONTRO ENTIDADES HOSPITALARES COM PARTIDOS POLÍTICOS

Data: 13 de Agosto

Horário: 13:30h

Local: Hotel Slaviero Baía Norte

Florianópolis