Blog do Prisco
Coluna do dia

Entraves à reforma da Previdência

Entraves à reforma da Previdência

O colunista entrevistou três dos 16 deputados federais nesta segunda-feira. Todos os representantes de SC na Câmara serão ouvidos sobre o grande tema deste semestre no país: a reforma da Previdência.

Nesta primeira rodada, a conversa foi Celso Maldaner, titular da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara; Pedro Uczai, titular que Comissão Especial que analisará o mérito da proposta; e Hélio Costa, o mais votado na última eleição.

Os três foram unânimes em afirmar que há pontos inaceitáveis no projeto de Paulo Gudes (Ministro da Economia).

Vamos a eles. Aumentar o tempo de contribuição dos trabalhadores rurais, que são os que menos ganham quando conseguem se aposentar; a redução do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que atinge os mais pobres e idosos; e o grande calo: a ideia de mudar o sistema que hoje é de partilha para o de capitalização.

São pontos que os três manifestaram contrariedade absoluta. Defendem que a reforma precisa é acabar com os privilégios, muitos escorchantes, do setor público e não penalizar os mais pobres.

Sobre a capitalização, os três catarinenses também lembraram que em países onde o regime já foi implantado, ele não está dando certo. Inclusive no Chile.

A conferir as próximas manifestações dos representantes de Santa Catarina na Câmara Federal.

Primeiro round

Celso Maldaner acredita que, por não analisar o mérito da reforma, a comissão votará e vai admitir o projeto nesta terça-feira, 23. A partir da admissibilidade, a matéria começará a tramitar de fato na Casa. Depois, vai para a Comissão Especial e aí os pontos polêmicos serão analisados e debatidos à exaustão. Ali será definido o futuro da reforma que, ressalte-se, é necessária. Mas precisa que seja justa também.

Urbanização

O deputado federal Hélio Costa teve uma reunião importante em Brasília, com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. Na pauta, o projeto de urbanização do bairro Frei Damião, em Palhoça. Hélio Costa apresentou ao Ministro a maquete do programa onde consta investimentos da ordem de R$ 300 milhões para a comunidade que vive em verdadeiro estado de pobreza e falta de infraestrutura há quase duas décadas.

O projeto é da Prefeitura de Palhoça e busca a urbanização e estruturação total do bairro.

Autonomia

O deputado federal Celso Maldaner teve um encontro com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, na residência oficial da presidência da Câmara dos Deputados, onde foi abordado projetos ligados a economia, entre eles a Autonomia do Banco Central, o qual vem trabalhando desde o ano passado. O projeto enviado pelo executivo na semana passada é muito semelhante ao que Maldaner está desenvolvendo, “por isso iremos trabalhar em conjunto para que possamos apreciar e aprovar o texto ainda neste primeiro semestre”, divulgou em suas redes sociais.

Comunicação

A Diretoria de Comunicação da Assembleia produziu um excelente material sobre o uso de redes sociais e novas forma de comunicação nesta legislatura que se iniciou em fevereiro. Detalha como deputados vêm cada vez mais aderindo à internet e destaca dois jovens parlamentares, que cresceram na era da tecnologia, colecionado milhares de seguidores nas redes sociais: Ana Campagnolo e Felipe Estevão.