Blog do Prisco
Notícias Últimas

Presidente da OAB/SC ouvirá a classe em Florianópolis nesta sexta-feira

Encontro terá início às 14h e sugestões colhidas serão integradas ao plano de gestão para o triênio 2019/2021

Na reta final da primeira etapa do projeto Conversa com a Advocacia, que levou o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, a percorrer todo o Estado, advogados e advogadas catarinenses devem se reunir em Florianópolis para mais um encontro da programação. Será no dia 26 de abril, às 14h, na sede da Seccional.

De janeiro a abril a agenda do presidente contemplou, além das visitas às Subseções por ocasião das posses das novas diretorias, também reuniões com profissionais de todas as regiões. “O que fizemos com este ciclo de conversas foi manter um canal de interlocução com a classe para a construção de um plano de gestão coletivo. Com a medida, conseguimos apresentar para as nossas Subseções as metas para o triênio e buscar sugestões para aprimorar nossa atuação. Após a conclusão do roteiro nesta primeira fase, vamos seguir com o projeto para fazermos uma gestão compartilhada e de diálogo com a advocacia catarinense”, explicou Horn.

Entre os principais pontos da apresentação, o dirigente abordou as medidas já tomadas e o planejamento de ações pela: valorização profissional; aprimoramento da advocacia; defesa dos honorários advocatícios; transparência, inclusividade, inovação, eficiência e democratização da gestão; defesa das prerrogativas; protagonismo e independência institucional; anuidade congelada e emolumentos reduzidos; responsabilidade fiscal; jovem advocacia; fiscalização e regionalização do Tribunal de Ética, entre outros.

Com a medida, inédita e inovadora, o objetivo inicial também foi alcançar as necessidades e a realidade da advocacia em cada município. A partir de agora, as sugestões coletadas serão incluídas no plano de gestão para o triênio 2019/2021, e poderão ser acompanhados com transparência. Em paralelo, a Controladoria Geral da OAB/SC, criada no início desta gestão, deve acompanhar e fiscalizar o cumprimento dos objetivos traçados, para aferir os resultados e assegurar mais eficiência nos serviços prestados pela Seccional à advocacia e à sociedade.

“O balanço desta primeira etapa do projeto foi muito positivo e mostrou que acertamos ao propor este importante debate. Todas as demandas serão consideradas. Nossas equipes técnicas irão avaliar criteriosamente as sugestões recebidas e, de acordo com sua importância e viabilidade, os assuntos serão retomados para que possamos implantar as mudanças pretendidas no Estado e atender os anseios de toda a advocacia e sociedade catarinenses”, destaca o presidente da OAB/SC.