Blog do Prisco
Destaques

Entrega do plano diretor é a conquista do ano para São Jose

Articulador da proposta desde 2013, vice-prefeito Michel Schlemper comemora conclusão do projeto, ao lado do prefeito Orvino Coelho de Ávila e do presidente da Câmara, Matson Cé

A chegada do novo Plano Diretor na Câmara de São José é a conquista do ano para cidade. São José fechou 2023 como a maior valorização imobiliária do País (18,20%) e a nova lei deve lançar o município a um novo patamar de desenvolvimento, se firmando como o verdadeiro motor econômico da Grande Florianópolis. É a concretização de um sonho segundo o vice-prefeito Michel Schlemper, que luta para que a cidade esteja sempre um passo à frente em termos de Leis, tecnologia e desburocratização.
Michel cuida do assunto desde 2013. Deu início ao processo, à época, quando ocupou o cargo de secretário da Susp (Secretaria Urbanismo e Serviços Públicos) – o mesmo cargo ocupado pelo atual presidente da Câmara, Matson Cé, que assumiu a tarefa logo depois. Desde aquela época, o vice já contava com o apoio do atual prefeito, então vereador e logo depois presidente da Câmara.
Como vereador e depois como presidente da Câmara, Michel também cuidou de manter os debates e a construção do projeto. Agora, o vice-prefeito teve a oportunidade concluir e entregar o trabalho, ao lado do prefeito Orvino Coelho de Ávila e do atual presidente da Câmara, que será responsável pela aprovação definitiva da lei, em 2024.
“Antes de darmos início às reuniões, um plano diretor moderno, que atendesse a vocação de crescimento da cidade, era apenas discurso. Muita gente duvidou que aconteceria. E nós deflagramos as ações, criamos um modelo de transparência e participação popular, depois eu retornei pra Câmara e hoje quis o destino que eu tivesse a chance, agora como vice-prefeito, de concluir esse processo a pedido do prefeito Orvino”, argumentou.
O vice-prefeito aposta que o plano trará benefícios para a cidade, desengessando o setor da construção e permitindo o crescimento ordenado das mais diversas regiões. “Um dos principais objetivos do novo Plano Diretor será promover o crescimento ordenado e saudável da cidade. Ele será o norte do planejamento urbano, ficando as demais legislações a ele atreladas, como código de obras; código de posturas; planos setoriais; planos específicos; alterações de Zoneamento e regulação do Perímetro Urbano”, completou.