Blog do Prisco
Destaques

Escritura do terreno da subestação de Botuverá é entregue à Celesc

Mais um passo importante foi dado, nesta segunda-feira, para a construção da subestação de energia em Botuverá, investimento fundamental para ampliar o fornecimento de energia e promover o desenvolvimento da região. Foi entregue à Celesc a escritura do terreno onde será a obra. Agora, a companhia vai proceder com a solicitação das licenças ambientais junto ao Estado.

A entrega ocorreu durante encontro em Florianópolis, na sede da companhia, com a presença do presidente Tarcísio Rosa, dos diretores Cláudio Varella (Distribuição), Elói Hoffelder (Geração), bem como do presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr), Marlon Sassi; do coordenador do Núcleo de Empresários de Botuverá, Edson Rubem Müller; do prefeito e vice-prefeito de Botuverá, Alcir Merizio e Valmor Costa; do secretário de Estado de Infraestrutura, Jerry Comper; o coordenador regional de Infraestrutura do Vale do Itajaí, José Luiz Colombi, o Nene; além de vereadores e empresários da cidade. Os diretores da Acibr, José Augusto Werner e Fernando José de Oliveira também acompanharam o encontro.

“Um encontro que demonstra parceria e que congrega a todos. Isso é muito importante para a Celesc. Agora temos como acelerar. Vamos trabalhar para que em dezembro de 2025 essa obra seja concluída. Este investimento integra um plano de investimentos de quatro anos de R$ 4.5 bilhões. Estamos cumprindo a missão dada pelo governador Jorginho Mello de levar energia de qualidade para as regiões” destacou o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, que recebeu o documento.

Também presente ao evento, o secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, ressaltou que o Estado tem trabalhado duro para avançar na infraestrutura da região. “Tudo isso que está acontecendo aqui nós começamos. Acima de tudo temos que agradecer o nosso governador Jorginho Mello. A região de Brusque será beneficiada pela subestação. Trabalhamos com os pés no chão, mas realizando e avançando”, frisou.

O diretor de Distribuição, Cláudio Varella, destacou que a obra irá beneficiar toda a região, permitindo que empresas ampliem negócios e outras se instalem. “Trata-se de uma obra de R$ 76 milhões, entre linhas de transmissão e a própria subestação. Com o início da operação em Botuverá, a subestação do bairro Rio Branco terá sua capacidade de energia ampliada para Brusque e Guabiruba. Desta forma, toda a região será beneficiada”, ressaltou ele.

Da mesma forma, o diretor de Geração, Elói Hoffelder, também falou falo da importância da obra para a Celesc e o Governo do Estado. “Este investimento faz parte do desejo do governador Jorginho Mello em manter as empresas em Santa Catarina e atrair novos investimentos.”.

O prefeito Alcir Merízio comemorou a conquista. “Este investimento representa a retomada do nosso crescimento. É um alívio para a população e o setor produtivo. É o resultado da união de todos pelo bem de Botuverá, que cresce acima da média e precisa de maior capacidade de fornecimento de energia para continuar se desenvolvendo”, festejou.

Setor produtivo comemora e fala sobre o crescimento da cidade

Durante o encontro o presidente da Acibr, Marlon Sassi, destacou a importância do investimento, citando números sobre crescimento de Botuverá. “Os números de Botuverá são surpreendentes. Na última década, a cidade registrou um crescimento de 319% e, nos últimos cinco anos, 71,6%”, informou Sassi.

Já o coordenador do Núcleo de Empresários de Botuverá, Edson Rubem Müller, reforçou a importância das parcerias. “Fomos muito bem atendidos. Precisamos fazer política, juntamos todas as forças para conseguir que Botuverá seja contemplada, e conseguimos um êxito, que é antecipar a obra para 2025. Com certeza, foi um dia inesquecível para o nosso município”.