Blog do Prisco
Destaques

Projeto de relatoria do senador Esperidião que obriga transparência ativa sobre obras públicas é aprovada na Comissão de Infraestrutura

A comissão de Infraestrutura do Senado Federal aprovou projeto de relatoria do senador Esperidião Amin que obriga a administração pública a divulgar informações sobre obras em execução e paralisadas. A proposta de autoria do senador Cleitinho institui o dever de transparência ativa para União, estados, Distrito Federal e municípios, que ficam obrigados a divulgar informações sobre contrato e aditivos, projetos básico e executivo, pagamentos e cronograma de execução das obras. O projeto segue para a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor em decisão terminativa.

Apenas no âmbito federal, o Tribunal de Contas da União estima que, em 2023, 41% das obras que recebem recursos do Orçamento Geral da União estão paralisadas, conforme dados constantes de seu painel de obras.

Obras paralisadas, como é evidente, representam desperdício de recursos orçamentários e devem merecer maior escrutínio público, seja para garantir a pronta retomada da execução, seja para identificar responsabilidades.

O enfrentamento desse problema passa pelo levantamento compreensivo da carteira de obras do País e por um plano de gestão que contemple políticas públicas que priorizem a retomada de obras inacabadas, na linha do que recentemente preconiza a Lei nº 14.719, de 2023.

Como se percebe, esse projeto, ao exigir da Administração a adoção de transparência ativa, vai ao encontro de uma solução mais eficiente para a alocação de recursos públicos.

Posts relacionados

CCJ vai analisar projeto de autoria do senador Esperidião Amin que prevê crime de ocupação ou invasão de praia

Redação

Mauro De Nadal faz balanço da semana como governador interino

Redação

Jorginho, o governo, o partido e a eleição na Alesc

Redação