Blog do Prisco
Coluna do dia

Esse é o MDB nacional!

O MDB já comandou, em diversas oportunidades, as duas Casas Legislativas federais. Inclusive pilotando as duas concomitantemente. Em 2021, contudo, o partido apresentou nomes para os comandos da Câmara e do Senado. E perdeu as duas disputas.

Na Câmara Alta, a derrota teve requintes de crueldade. A candidata do partido não teve o apoio do MDB e fez menos da metade dos votos de Rodrigo Pacheco (DEM), agora presidente do Senado e do Congresso Nacional.

Na Câmara, mais da metade da bancada emedebista não votou no seu próprio candidato, Baleia Rossi. Ele, aliás, assumiu a candidatura e não conversou com absolutamente ninguém. Tratou de acertar os ponteiros com Rodrigo Maia (DEM), que o lançou candidato também sem consultar os correligionários. O resultado agora já faz parte da história: metade da bancada do MDB votou em Arthur Lira, do PP.

 

Balançou

O cenário já leva líderes regionais e nacionais do MDB a questionarem a permanência de Baleia Rossi na presidência do partido. Ele chegou à proa federal do MDB pelas mãos do ex-presidente Michel Temer, hoje fora de combate.

 

Objetivo

Cresce, nas hostes do Manda Brasa, a ideia de se fazer uma convocação da Executiva Nacional para a escolha de um novo diretório e de um novo presidente para pilotar o MDB com a missão de manter o partido forte nas eleições de 2022.

 

Caminho errado

Ao se atrelar a um líder do DEM, cuja bancada não correspondeu a Rodrigo Maia, e tendo ele próprio não canalizado o respaldo da maioria dos deputados do partido que ele preside, Baleia Rossi deu dois tiros no pé com a mesma bala! E claudica internamente.

 

Outro clima

Na seção estadual do partido, a realidade é diferente do contexto nacional. É de bom alvitre, no entanto, que os cardeais estaduais do MDB mantenham as barbas de molho, considerando-se que em 2018 o partido sequer foi ao segundo turno da eleição para governador, algo que não acontecia desde 1982.

 

Luto

A Associação de Delegados de Polícia do Estado de Santa Catarina (Adepol) divulgou nota de pesar pelo falecimento do engenheiro agrônomo e ex-deputado estadual Admir Bortolini, ocorrido sábado em Florianópolis. Ele era pai do presidente da entidade, delegado Rodrigo Falck Bortolini. O velório e o enterro aconteceram no domingo na capela do Crematório Vaticano, no bairro Itacorubi. Admir Bortolini lutava há anos contra um câncer e deixa mulher e três filhos.

 

Passos de cágado

Preocupado com a revelação dos dados referentes à vacinação contra a Covid 19 em Santa Catarina, o deputado João Amin (PP) apresentou na Assembleia Legislativa um requerimento solicitando a convocação do secretário de Estado da Saúde para prestar esclarecimentos sobre o assunto. Os números indicam que pouco mais de 1% da população catarinense foi imunizada.

 

Estoque

Santa Catarina recebeu aproximadamente 213 mil doses de vacinas, sendo que apenas 75 mil foram oferecidas à população. Florianópolis, Joinville, São José e Chapecó foram as cidades que mais receberam lotes de vacina, mas nenhuma destas cidades vacinou mais de 7.500 pessoas.