Blog do Prisco
Notícias Últimas

Eventos do Sebrae/SC discutem estratégias para o desenvolvimento dos municípios catarinenses

O Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento e o Fórum Estadual de Secretários serão realizados em Florianópolis

Entre os dias 14 e 16 de agosto, 150 lideranças catarinenses, entre agentes de desenvolvimento, prefeitos e secretários dos municípios participantes do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC, estarão reunidos em Florianópolis para um encontro estadual de integração.

De acordo com o Gestor Estadual do Programa Cidade Empreendedora, Fabio Búrigo, o objetivo dos encontros é promover a integração para motivar a disrupção e gerar a transformação para o desenvolvimento econômico. “Ao promover esses encontros, o Sebrae/SC visa reunir e fortalecer os laços entre os agentes de desenvolvimento e os secretários de todo o Estado, além de fornecer subsídios para a promoção de estratégias de desenvolvimento econômico local e contribuir com a competitividade dos micro e pequenos negócios”, comenta Fabio.

Ele reforça que iniciativas como essas são importantes para o compartilhamento de experiências que resultem em iniciativas mais assertivas de desenvolvimento econômico. “Os municípios, de maneia geral, precisam estar ainda mais atentos a importância dos pequenos negócios em uma comunidade. Mais do que ser um contribuinte eventual, as micro e pequenas empresas são formadoras e desenvolvedoras do tecido social. Por essa razão, ter uma prefeitura capaz de dialogar acrescentando algo ao empresário é essencial. Nesse sentido, para nós do Sebrae/SC, os agentes de desenvolvimento e os secretários municipais são uma equipe de extensão nessa missão”, comenta.

Cidade Empreendedora

Com o objetivo de promover a transformação local através da implantação de políticas públicas de desenvolvimento, o programa Cidade Empreendedora, elaborado pelo Sebrae/SC, permite que os municípios instituam estratégias e avancem em ações práticas que visem apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico local por meio da implementação de soluções de impacto nos eixos de Desburocratização, Lideranças, Sala do Empreendedor, Compras Públicas, Educação Empreendedora, Estudos e Pesquisas, Planejamento Estratégico da Gestão Municipal, Gestão de Projetos e Plano de Desenvolvimento Econômico.