Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Expectativa de vendas para este Natal é positiva

Os comerciantes de Santa Catarina estão otimistas com as vendas de Natal neste ano, de acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC), junto a associados das 20 cidades de maior potencial econômico do estado. Mais de 70% esperam que as vendas para a data sejam maiores do que em 2017. Dos entrevistados, 48% acreditam em um aumento de 5% nas vendas, e 28% esperam que ocorra um incremento de 10%.

O ticket médio também deverá subir. A expectativa que o consumidor gaste em média R$ 235, R$ 48 a mais do que em 2017. Vestuário, acessórios e calçados serão prioridades.  O parcelamento continuará sendo a opção preferida, passando de 85%.

O Natal é tradicionalmente a melhor temporada para as vendas no varejo, mas nos anos anteriores, de forma geral, o mercado teve um fôlego menor. “Em 2018, o período vem acompanhado de uma expectativa grande de mudanças econômicas em nosso País com a posse das novas lideranças políticas no âmbito estadual e federal no ano de 2019. Existe uma crença elevada que o Brasil irá melhorar com os novos governantes, isso gera expectativas positivas que motivam a população a consumir mais”, explica Cleverson Pereira, professor de Cenários Econômicos do Centro Universitário Internacional Uninter.

Ações promocionais em redes sociais, que antes não eram tão utilizadas, também têm impulsionado o interesse do comprador. De acordo com Pereira, empresas, principalmente de eletrônicos, vestuário e eletrodomésticos, estão conseguindo impactar um número maior de pessoas que anteriormente não tinham o hábito de visualizar propagandas e chamadas de preços pelas redes sociais.

Cautela é o melhor caminho

O professor alerta que apesar do otimismo, é preciso ter calma, pois os novos governos demoram um tempo para gerar resultados reais. “Principalmente para aqueles que estão endividados, o meu conselho é que priorizem o pagamento das contas. Lembrando que 2019 começará com compromissos árduos como o IPTU, IPVA e material escolar e o ideal é começar um novo ano com a vida financeira equilibrada”.

Posts relacionados

Neste ano, 352 jovens do Programa Novos Caminhos já conseguiram trabalho em SC

Redação

Com incentivo do Governo do Estado, produtor catarinense pode ter financiamento com juro zero no Plano Safra

Redação

Conexão entre Jorginho e Bolsonaro

Redação