Blog do Prisco
Notícias Últimas

Expectativa de vendas para este Natal é positiva

Os comerciantes de Santa Catarina estão otimistas com as vendas de Natal neste ano, de acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC), junto a associados das 20 cidades de maior potencial econômico do estado. Mais de 70% esperam que as vendas para a data sejam maiores do que em 2017. Dos entrevistados, 48% acreditam em um aumento de 5% nas vendas, e 28% esperam que ocorra um incremento de 10%.

O ticket médio também deverá subir. A expectativa que o consumidor gaste em média R$ 235, R$ 48 a mais do que em 2017. Vestuário, acessórios e calçados serão prioridades.  O parcelamento continuará sendo a opção preferida, passando de 85%.

O Natal é tradicionalmente a melhor temporada para as vendas no varejo, mas nos anos anteriores, de forma geral, o mercado teve um fôlego menor. “Em 2018, o período vem acompanhado de uma expectativa grande de mudanças econômicas em nosso País com a posse das novas lideranças políticas no âmbito estadual e federal no ano de 2019. Existe uma crença elevada que o Brasil irá melhorar com os novos governantes, isso gera expectativas positivas que motivam a população a consumir mais”, explica Cleverson Pereira, professor de Cenários Econômicos do Centro Universitário Internacional Uninter.

Ações promocionais em redes sociais, que antes não eram tão utilizadas, também têm impulsionado o interesse do comprador. De acordo com Pereira, empresas, principalmente de eletrônicos, vestuário e eletrodomésticos, estão conseguindo impactar um número maior de pessoas que anteriormente não tinham o hábito de visualizar propagandas e chamadas de preços pelas redes sociais.

Cautela é o melhor caminho

O professor alerta que apesar do otimismo, é preciso ter calma, pois os novos governos demoram um tempo para gerar resultados reais. “Principalmente para aqueles que estão endividados, o meu conselho é que priorizem o pagamento das contas. Lembrando que 2019 começará com compromissos árduos como o IPTU, IPVA e material escolar e o ideal é começar um novo ano com a vida financeira equilibrada”.

Posts relacionados

ACATS abre calendário de Encontros Regionais

Autor

Governador Colombo recebe diretoria da Aresc

Autor

Secretário rebate denúncia de servidor

Autor