Blog do Prisco
Manchete

“Falta autoridade”, taxa Dr Vicente diante do crescimento de infectados pelo coronavírus

“O momento exige postura de estadista. Não é hora de fazer média, é hora de proteger a vida das pessoas”, afirmou o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) durante a sessão legislativa desta quarta-feira (25). A crítica é dirigida ao governo do Estado, que na avaliação do parlamentar não está agindo com autoridade na fiscalização do cumprimento das normas sanitárias e de distanciamento social. 

 No mapa de risco divulgado pelo  governo estadual na terça-feira (24), 13 das 16 regiões  estão em risco gravíssimo para coronavírus, revelando que este é o pior momento da pandemia no Estado, que registra recordes constantes de pessoas infectadas.

“Há um risco altíssimo do colapso no sistema de saúde. UTIs estão lotadas em várias cidades e equipes médicas saturadas ou desfalcadas devido à extensão da pandemia.  Não é hora para afrouxar (medidas de restrição) é hora de apertar para salvar vidas, atuar firmemente. É preciso mostrar autoridade e tá faltando isso”, alertou o deputado, que é médico neurologista e integrante do Grac – Grupo Estadual de Ações Coordenadas, que monitora as ações de controle da pandemia. Ele também é vice-presidente da Comissão de Saúde da Alesc.

 Preocupação com  festas de fim de ano 

O deputado relatou ter visto vários estabelecimentos que deixaram de oferecer álcool em gel aos clientes e que as pessoas já não estão usando máscara. “As pessoas já não estão se importando em se aglomerar, fazer festas. Querem o afrouxamento das medidas restritivas. O resultado está aí.”

Dr. Vicente também revelou preocupação com a proximidade do natal, já que as campanhas publicitárias estimulam o consumo e, com isso, as aglomerações. “Os dados deste momento são mil vezes piores do que os registrados em março, quando houve o lockdown. Estamos próximos do fim do ano, momento em que as pessoas querem confraternizar, mas é preciso orientar que neste ano isso não poderá acontecer.”

Campanha publicitária

Em pronunciamentos constantes no plenário e em reunião com a governadora em exercício, Daniela Reinehr, Dr. Vicente cobrou uma ação mais efetiva de comunicação para orientar e exigir da população colaboração e o cumprimento das normas sanitárias e de distanciamento social.