Blog do Prisco
Manchete

Falta musculatura para SC em Brasília!

Segue rendendo muita celeuma a questão da distribuição dos royalties do Pré-Sal. O megaleilão dos campos de alta profundida para exploração de petróleo está marcado para a primeira semana de novembro.

A distribuição dos recursos, a chamada cessão onerosa, foi alvo de projeto aprovado no Senado. Na Câmara Alta, a divisão do bolo favoreceu escancaradamente as regiões Norte e Nordeste do país.

Quadro que elevou as expectativas em relação ao que faria a Câmara dos Deputados. Pois ali a situação foi ainda pior para Santa Catarina. O estado ficou na rabeira, na vergonhosa penúltima posição entre as unidades federadas que receberão recursos da venda das licenças de exploração petrolífera.

Segundo os critérios estabelecidos pelos parlamentares, Santa Catarina ficará com pouco mais de R$ 100 milhões, quase uma esmola comparando-se ao valor total que será repassado aos estados, de R$ 10,9 bilhões (15% do negócio)!

Discriminação

Esta gravíssima discriminação não atinge somente Santa Catarina. O Sul e o Sudeste foram preteridos no Pré-Sal em relação ao Norte e Nordeste. Esta questão estará na pauta da próxima reunião dos governadores que formam o Cosud, Consórcio que reúne os mandatários de Sul e Sudeste.

Na ilha

Será nos dias 18 e 19, em Florianópolis. Na sexta-feira, haverá o encontro dos grupos de trabalho dos sete estados membros (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo). No sábado, muito provavelmente Moisés da Silva, Eduardo Leite, Ratinho Junior, João Doria, Wilson Witzel, Romeu Zema e Renato Casagrande devem subscrever documento, repudiando a distribuição das verbas estabelecidas pelas duas casas legislativas.