Blog do Prisco
Coluna do dia

“Famiglia” Salvaro

Somente um Salvaro permanece na disputa pela prefeitura de Criciúma. É o ex-prefeito e ex-deputado Clésio, do PSDB. O primo dele, Cleiton, deputado estadual, anunciou a desistência da candidatura. E causou um alvoroço, pois o anúncio foi feito depois do prazo fatal para substituição de candidaturas, vencido em 12 de setembro. E as tentativas de justificativa só reforçaram a sensação de conspiração, no melhor estilo das trilhas de cinema.

A atitude de Cleiton transparece que se tratae de um jogo de cartas marcadas para favorecer o primo, que conseguiu manter a candidatura mesmo diante dos questionamentos judiciais. Decisão premeditada que deixa o partido de Cleiton, o PSB, na estrada, assim como o PSD da ex-candidata a vice, a vereadora Tati Teixeira. O jogo dos Salvaro, aliás, tornou Tati inelegível. Agora, ela não tem mais a possibilidade de ser vice-prefeita e nem de disputar novo mandato na Câmara.

Um papelão que ainda deve repercutir e muito nas fileiras do PSB e PSD. Retaliações serão um prato cheio para os adversários, poderosos, que Cleiton arrumou.

 

Poderoso chefão

Para o procurador Deltan Dellagnol e a equipe da Lava Jato, Lula da Silva era o comandante supremo, o comandante em chefe do esquema de desvios bilionários da Petrobrás, batizado de petrolão. Segundo ele, José Dirceu, Paulo Okamoto e João Vaccari não teriam poder para implantar no país a “propinocracia”, um governo absolutamente baseado na corrupção.

 

Estouro

O teor da denúncia atinge em cheio o que ainda restava do ex-presidente, que já é réu em um processo que corre em Brasília. Restam poucas dúvidas de que virará réu também nessa questão do petrolão. Ao que parece, a prisão é uma questão de tempo. Nem mesmo o PT esperava uma estocada tão forte.

 

Fora do jogo?

A denúncia foi tão forte que já há gente, dentro do próprio PT, considerando que Lula da Silva estará fora do páreo de 2018. Esta era a última esperança do partido para voltar ao poder que tanto aprecia. E se reerguer. O fato é que nunca antes na história do país, onde sempre houve corrupção, se implantou esta maldição como sistema de governo.

 

Estrago

Evidentemente que a repercussão da denúncia  – sim, Lula foi denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro – afeta ainda mais a condição do PT no contexto eleitoral, hoje um partido envergonhado, que esconde a estrela e a cor.

 

Há esperança

Em Brusque, o ex-prefeito e ex-deputado Ciro Roza desistiu da candidatura. Alcançado pela Lei da Ficha Limpa, sequer conseguiu substituir o candidato. Ciro é conhecido pelo currículo que acumulou na Justiça. Já em outros lugares, figurinhas carimbadas ainda estão no páreo! Mas ainda há esperança.

 

Manipulações

Em Balneário Camboriú, pesquisas eleitorais pra lá de duvidosas têm sido difundidas. Leonel Pavan e Fabrício Oliveira parecem ter o condão de inflar os números que lhes interessam. As urnas vão revelar a verdade. Em fim de mandato, o prefeito Edson Piriquito parece bastante alheio ao processo, impressão que marca também seu segundo mandato.