Blog do Prisco
Coluna do dia

Fato novo

Lula da Silva perdeu seis pontos percentuais na mais recente pesquisa DataFolha. Lidera, contudo, nos três cenários da pesquisa estimulada aonde seu nome foi incluído. Mas o fato novo da corrida presidencial até aqui atende pelo nome de Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF e principal juiz do mensalão estabelecido pelo PT para comprar deputados e senadores.

O magistrado aposentado mal se filiou ao PSB, partido que no Norte e Nordeste ainda não assimila muito sua pré-candidatura, e já aparece em dois cenários oscilando entre 8% e 10% na pesquisa. Enquanto isso, Geraldo Alckmin está há anos na estrada e não passa de 8%. E com um detalhe. Barbosa navega pelo centro do espectro político, mas belisca votos à esquerda e à direita. Em Santa Catarina, o PSB é pilotado por Paulo Bornhausen. O ex-deputado vê com bons olhos a candidatura de Joaquim Barbosa.

 

Convergência?

Aqui no Estado, contudo, o nome que ainda pode agregar mais apoios é do próprio Alckmin. Seja no MDB, seja no PSD e ou no PP. Como o paulista é tucano de bico longo, estamos falando de quatro dos cinco  maiores partidos do Estado. Mesmo assim, o ex-governador de São Paulo segue patinando. Situação que pode levar lideranças catarinenses a adiarem até o prazo fatal das convenções a definição sobre a questão nacional com vistas ao pleito de outubro.

 

Multifunção

Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí, segue se desdobrando entre administrar a cidade portuária, que detém o segundo PIB do Estado, e incrementar a gestão da Fecam. Morastoni lançou, ontem, o tradicional Congresso de Prefeitos, versão 2018, promovido pela entidade. Será a décima edição do Congresso, marcado para os dias 11 a 14 de junho, em Florianópolis.

O evento já tem até hotsite na internet, com todos os detalhes da programação.

 

Turismo

Eduardo Pinho Moreira fez um afago no outro pré-candidato do MDB ao governo, Mauro Mariani. Nomeou Tufi Michreff Neto, umbilicalmente ligado a Mariani, para a Secretaria de Turismo. Trata-se de uma senhora guinada, também, para o público externo. Até semana passada, o governador parecia disposto a extinguir a pasta, fundindo-a com a Administração ou Casa Civil do governo.

 

Sintonia

No atual estágio, Moreira e Mariani estão sintonizados. Um dos dois estará na cabeça de chapa.

 

Bicadas

No Sul, houve recente medição de forças entre os dois deputados federais do PSDB. Enquanto Marco Tebaldi anunciou a liberação de emendas para várias cidades sulistas, Geovania de Sá concentrou baterias em Criciúma, sua base política.

 

Açorianos

Importante evento que celebra os 270 anos da chegada dos açorianos em Santa Catarina, o Congresso Internacional dos 270 Anos da Presença Açoriana em Santa Catarina: Mar, Patrimônio, História e Literatura, se caracteriza por seu caris (tempero) acadêmico e científico. A promoção é das centenárias entidades:  Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e  Academia Catarinense de Letras. Será realizado nos dias 18, 19 e 20 de abril, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, na Capital.