Blog do Prisco
Manchete

FECAM divulga programação do Congresso dos Municípios

Realizado de 27 a 29 de setembro, COMAC-SC 2023 discutirá os temas mais atuais voltados à administração pública municipal

Nova Lei de Licitações, parcerias público-privadas, segurança pública, fontes de financiamento, desafios da saúde catarinense, Minha Casa Minha Vida. Esses são alguns dos temas que serão abordados durante o Congresso das Associações, Consórcios e Municípios de Santa Catarina (COMAC-SC), entre os dias 27 e 29 de setembro. O evento é promovido pela Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), com uma expectativa de reunir mais de 5 mil pessoas na Arena Opus, em São José. A participação é gratuita e as inscrições já estão abertas no site comacsc.com.br

A edição deste ano terá como tema “Conectando cidades, construindo o futuro”. Ao longo de três dias de evento, serão realizadas palestras, mesas redondas, oficinas e debates sobre temas pertinentes à administração pública nas áreas da inovação, sustentabilidade e gestão eficiente, além de mais de 50 atividades integrativas e uma programação cultural.

“Toda a agenda do evento foi pensada de modo a contemplar os temas mais urgentes da administração pública municipal, com atenção às principais demandas levantadas nas nossas conversas com prefeitos, secretários e servidores públicos”, destaca a presidente da FECAM, Milena Lopes, prefeita de Vargem.

No primeiro dia do evento, estarão em pauta assuntos relacionados ao âmbito estadual, como as aplicações da Nova Lei de Licitações, as medidas de reforço à segurança nas escolas, a municipalização do licenciamento ambiental, fontes de financiamentos de recursos para saúde, educação e assistência social. Panoramas do financiamento do Esporte e da Cultura no Brasil também serão abordados no primeiro dia de evento.

O segundo dia do evento será dedicado a temas de abrangência federal, como cenário econômico nacional, novas regras do Minha Casa Minha Vida, soluções do Ministério da Gestão e Inovação, os desafios para a saúde catarinense e políticas públicas para a mulher e a primeira infância. Desafios da segurança viária e diagnóstico de rodovias e infraestrutura também estarão em pauta no segundo dia do evento.

O coordenador do COMAC-SC 2023, Arão Josino, vice-presidente da FECAM e prefeito de Ascurra, conta que a programação contará com a presença maciça de prefeitos nos palcos do evento. “Ao longo de todo o evento teremos uma presença forte dos prefeitos, seja em mesas de debates, seja como mediadores”, completa.

Uma das novidades desta edição é uma sala totalmente dedicada aos profissionais que atuam na comunicação das prefeituras e órgãos municipais. Os agentes de comunicação municipal terão a oportunidade de estar em contato com jornalistas e colunistas, além de discutirem temas pertinentes à prática jornalística nas prefeituras.

O COMAC-SC terá também uma sala exclusiva para a apresentação de iniciativas selecionadas a partir do Banco de Boas Práticas Municipais. As práticas selecionadas serão apresentadas em painéis de 15 minutos distribuídos ao longo dos 3 dias do evento. Ao todo, 89 municípios catarinenses, de 12 associações, submeteram 305 iniciativas para seleção. O resultado das práticas selecionadas para compor a programação do evento será divulgado pela FECAM no dia 31 de agosto.

O Banco de Boas Práticas é uma iniciativa o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), do Movimento Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a FECAM, e tem o objetivo de mapear as boas ações desenvolvidas nos municípios brasileiros, em diferentes áreas.