Blog do Prisco
Manchete

FEHOESC repercute decisão do STF de suspender piso nacional da enfermagem

A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC, considera que a liminar concedida pelo ministro Luiz Roberto Barroso do STF, representa uma esperança para o setor até que os entes envolvidos, garantam a fonte de custeio, para que seja aplicado o piso nacional da enfermagem. Só em Santa Catarina o impacto nas folhas de pagamento supera os R$ 500 milhões de reais por ano.

A liminar foi concedida após a CNSaúde ter ingressado com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7222). A FEHOESC é filiada à Confederação Nacional de Saúde.

O presidente da Federação dos Hospitais de SC, Giovani Nascimento (foto), reafirma que a FEHOESC, jamais foi contra o novo piso, mas que sem as fontes de custeio o funcionamento de várias instituições serão inviabilizadas, prejudicando a população catarinense e brasileira. A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC, representa mais de 180 hospitais, responsáveis por mais de 70% dos atendimentos SUS, 500 laboratórios de análises clínicas e cerca de 3 mil estabelecimentos de serviços de Saúde no estado.

O ministro Barroso deu prazo de 60 dias para que entes públicos e privados da área da Saúde detalhem o impacto financeiro, os riscos de demissões e a eventual redução na qualidade dos serviços prestados.

“Estamos confiantes que ao final deste processo, a união de esforços trará soluções para custear o novo piso aos profissionais da enfermagem, que merecem todo nosso reconhecimento e respeito”, destaca Giovani Nascimento, presidente da FEHOESC.

foto>Fehoesc, divlulgação