Blog do Prisco
Manchete

Fiesc amplia iniciativas de apoio à indústria e à sociedade para combater pandemia

Em live nesta quinta-feira, 11, a Federação das Indústrias apresentará os laboratórios de Biologia Molecular (instalado em Chapecó) e de Bioinformática (em Florianópolis), ambos do SENAI e já em operação, que auxiliam em testes e pesquisas sobre o Sars-Cov-2; já a testagem de pessoas em grupo, a ser realizada pelo SESI/SC, permite confirmar, com maior agilidade, que assintomáticos não tenham a doença 

Dois laboratórios do SENAI na área de biologia e o serviço do SESI de testes em grupo para triagem de pessoas assintomáticas são as novas ferramentas da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) para ampliar a contribuição ao setor que representa e à sociedade no enfrentamento da pandemia da Covid-19. As iniciativas serão apresentadas durante uma live nesta quinta, dia 11, às 10 horas. 

Evento on-line. Clique aqui para realizar sua inscrição na live.

Os laboratórios do SENAI de Biologia Molecular (em Chapecó) e de Bioinformática (em Florianópolis) já estão instalados e prestam serviços tanto para os testes, quanto para pesquisas que possam combater o coronavírus – e, depois de superada a pandemia, eles poderão ser utilizados em outras pesquisas nas áreas de saúde e de sanidade de alimentos.

Já o SESI, em parceria com a BiomeHub e com o SENAI, realizará testes em grupos de pessoas assintomáticas nas indústrias. A estratégia consiste em aplicar o exame PCR em grupos de até 16 pessoas assintomáticas – nos períodos de maiores taxas de contaminação, como o atual, os grupos podem ser reduzidos a seis ou dez integrantes. No caso de o resultado se confirmar como negativo, significa que todos os integrantes daquele grupo não têm contato com o Sars-Cov-2. Na situação de resultado positivo, os exames serão realizados com as amostras colhidas de cada um dos integrantes para identificar quem entre eles está contaminado. O serviço será oferecido às empresas e é destinado especialmente para monitoramento de trabalhadores em setores cruciais para a manutenção das atividades.