Blog do Prisco
Manchete

FIESC apresenta diferenciais da educação e da saúde na Efaislo

 

Exposição e feira acontecem em São Lourenço do Oeste de quinta-feira (10) a domingo (13)

Apresentar os diferenciais do ensino, dos serviços de saúde e demais ações da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e suas entidades: SESI, SENAI e IEL. Esse é o objetivo da Federação ao participar da 6ª Exposição e Feira de São Lourenço do Oeste (Efaislo), que acontece entre esta quinta-feira (10) e domingo (13), no Centro de Eventos de São Lourenço do Oeste. Toda a programação terá entrada gratuita.

Os visitantes poderão conhecer mais sobre os cursos de qualificação e de aprendizagem industrial, a educação maker, o curso Técnico em Eletromecânica e os cursos da Faculdade de Tecnologia SENAI. O coordenador de mercado regional do Sistema FIESC na regional extremo oeste e oeste, Márcio Cunhier, frisa que, com as indústrias cada vez mais tecnológicas e inovadoras, aumenta a procura por profissionais completos, que saibam planejar, projetar, executar, inspecionar e instalar máquinas e equipamentos, principalmente por aqueles que conhecem os procedimentos de controle de qualidade e gestão.

“O curso Técnico em Eletromecânica do SENAI forma profissionais para atuar em diversos processos de fabricação convencionais ou computadorizados, como indústrias com linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilística, metalmecânica e plástico, assim como em empresas de manutenção e reparos e que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas eletromecânicos”, explica, ao acrescentar que o profissional dessa área também pode trabalhar em grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de eletromecânica e em laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção.

Os visitantes da Efaislo também poderão conferir máquinas de costura industriais, braço mecânico, impressoras 3D, os kits utilizados na educação maker, entre outros atrativos que estarão no estande. No sábado e no domingo, às 15h, também haverá atração com a Cia KP Arte Show, com dois robôs que têm objetivo de estimular os jovens à iniciação na educação maker. A apresentação terá duração de 30 minutos.

A FIESC também levará vantagens para a feira. Quem realizar pré-matrícula no curso Técnico em Eletromecânica durante a Efaislo terá desconto de 70%. O público poderá, ainda, participar de sorteio de brindes.

Cunhier reforça, ainda, que a educação maker ofertada pela Escola S – Rede SESI SENAI possibilita aos alunos desenvolver e ampliar as habilidades voltadas às demandas contemporâneas. Os cursos têm como foco a criatividade, com o aprendizado executado na prática e o aluno como protagonista de todo o processo. Com atividades que utilizam a união dos conceitos de ciências, tecnologia, engenharia, matemática e artes, os estudantes desenvolvem competências como autonomia, capacidade de trabalhar em equipe, de conviver com as diferenças, bem como a resolução de problemas complexos, colaboração, fluência tecnológica, tomada de decisão e comunicação.

O vice-presidente regional oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, enfatiza que a entidade atua para apoiar a indústria e busca atender suas necessidades. “Ter trabalhadores qualificados é um dos anseios que chega até nós, pois é importante para a produtividade e, consequentemente, para a competitividade. Por isso, estamos constantemente melhorando a oferta de ensino, focada nas necessidades da região. A toda hora surgem inovações, tecnologias e equipamentos e as pessoas precisam estar preparadas para atuar nesse mercado”.

O gerente executivo do SESI, SENAI e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti, realça que para atender as demandas, são realizados diversos investimentos. Desde 2019, foram feitas melhorias na infraestrutura das unidades, com adequações de laboratórios, nas salas da educação maker, modernização das salas de aula e dos equipamentos de informática. “Para este ano, temos novos investimentos previstos na região oeste, sempre pensando nas demandas das indústrias. Temos um canal aberto de comunicação com as empresas e os industrias de São Lourenço do Oeste podem procurar os sindicatos patronais da indústria, as unidades do SESI e do SENAI e também a vice-presidência para conversar, sugerir e apresentar suas necessidades”.

            SOBRE A EFAISLO

A 6ª Efaislo será realizada de 10 a 13 de fevereiro com entrada gratuita em todos os dias. A realização é da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), com promoção do governo municipal e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A comissão organizadora segue a portaria “Evento Seguro” do Governo do Estado de Santa Catarina. Para ter acesso à feira, os participantes terão que fazer uso obrigatório de máscara e álcool em gel. Será exigido o comprovante de vacinação contra a covid-19.