Blog do Prisco
Notícias

FIESC E O ENCONTRO BRASIL – ALEMANHA

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) apresentou, em Joinville, a programação do Encontro Econômico Brasil – Alemanha, que será realizado em setembro no município. Na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou que em tempos de crise, especialmente para as pequenas empresas, o evento constitui oportunidade para conhecer outras realidades e empresários, buscando parcerias e iniciando novos negócios.

Côrte lembrou que na semana passada a FIESC recebeu em Florianópolis o ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Armando Monteiro Neto, que salientou o apoio que as exportações terão do governo. E acrescentou que o Brasil pode se inspirar no modelo alemão de inserção internacional, onde as pequenas e médias empresas possuem participação relevante nos embarques.

GLAUCO CORTE BRASIL ALEMANHA

A estimativa da organização do evento é que venham da Alemanha cerca de 150 empresários, inclusive da região da Turíngia, que será anunciada como sede da edição 2016 do Encontro. “Se atingirmos essa participação, será o recorde de alemães na história do evento no Brasil”, adiantou Côrte. Ele também destacou que já há 38 empresas e entidades alemãs interessadas em participar da programação do Business Host, iniciativa por meio do qual os organizadores esperam prolongar a permanência dos empresários alemães em Santa Catarina e intensificar o contato deles com seus pares brasileiros.

O Encontro Econômico Brasil-Alemanha será realizado de 20 a 22 de setembro, na Expoville. No primeiro dia de debates, um painel avaliará políticas econômicas e comerciais. A FIESC também lançará o livro Qualidade Inovação: O valor do novo. À tarde, a programação inclui fóruns sobre inovação para o futuro, bioeconomia e biotecnologia, a digitalização da economia e os desafios enfrentados pelas cidades.

Na terça-feira, dia 22 de setembro, ocorre o encontro de negócios multissetorial, promovido pela APEX em parceria com a CNI. Para estes encontros, a inscrição deve ser feita via iternet (https://www.b2match.eu/brazil-germany-2015) até o dia 31 de agosto. Ao longo da manhã, a programação inclui fóruns de discussão sobre mobilidade e conectividade, energia e infraestrutura e saúde. Um workshop abordará as consequências da norma regulamentadora 12. À tarde, grupos de empresários realizarão visitas técnicas a locais como o Porto de
Itapoá, a Siemens, no Perini Business Park, a fábrica da BMW e o Instituto SENAI de Inovação e Sistemas de Manufatura.

O EEBA, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e sua congênere alemã Bundesverband der Deutchen Industrie (BDI), é realizado anualmente desde 1982 de forma alternada, sendo um ano no Brasil e outro na Alemanha. Neste ano, a CNI delegou à FIESC a organização, preparação, infraestrutura e as iniciativas para atrair visitantes alemães.

Ao promover debates sobre questões de interesse recíproco, o EEBA é considerado o evento mais importante da agenda bilateral. O encontro reunirá autoridades governamentais e lideranças empresariais de ambos os países. Santa Catarina sediou os encontros em 1994 (Florianópolis) e em 2007 (Blumenau).

Comércio: Em 2014, as exportações catarinenses à Alemanha totalizaram US$ 282 milhões. Os principais produtos embarcados foram carne de frango e motor elétrico. No período, as importações do Estado vindas do país europeu somaram US$ 1,02 bilhão. Os principais itens comprados foram automóveis, aparelhos de ressonância magnética e fármacos.
Confira a programação:

Segunda-feira – 21 de setembro

8h – Credenciamento e Café de Boas-vindas

9h – Sessão de Abertura do Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2015

“Cooperação para Superar Desafios”

10h30 – Painel – Políticas Econômica e Comercial

12h30 – Almoço

14h – Lançamento do livro FIESC/Steinbeis “Qualidade Inovação: O valor do novo“ sobre qualidade no processo de inovação

14h45 – Fórum I: Inovação para o futuro

Fórum II: Bioeconomia e Biotecnologia

16h15 – Coffee break

16h45 – Fórum III: A digitalização da Economia

Fórum IV: Desafios enfrentados pelas cidades

18h30 – Coquetel Receptivo com apresentação do Ballet Bolshoi

Terça-feira – 22 de setembro

8h30 às 13h30: Encontros de Negócios

Multissetorial – Alimentos e bebidas, energia, software, metal-mecânico (Apex-Brasil / CNI)

9h – Abertura e reunião plenária

9h30 às 10h45 – Fórum V: Mobilidade e Conectividade

9h30 às 11h – Fórum VI: Saúde

11h às 12h45 – Fórum VII: Energia e Infraestrutura

11h15 às 12h45 – Workshop “Segurança no Trabalho – Consequências da Norma Regulamentadora Nº 12”

12h45 – Sessão de Encerramento e Divulgação do EEBA 2016 no Estado de Thuringia, Alemanha

13h15 – Almoço

14h30 – Saída para visita às empresas (Duração: 1h30)

Visitas simultâneas a 04 empresas e entidades

. Porto de Itapoá

. Siemens / Perini Business Park

. BMW

. Instituto SENAI de Inovação e Sistemas de Manufatura

Foto: Fiesc, divulgação