Blog do Prisco
Manchete

FIESC entrega na próxima semana dois grandes projetos educacionais

Eventos na terça-feira (21) marcam a inauguração da Academia FIESC de Negócios, voltada à educação executiva, e da Escola SESI de Referência, em Itajaí; presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, participa das solenidades. Também será inaugurado o D.Lab, um espaço imersivo para o desenvolvimento de projetos e produtos focados em dados, localizado na Federação, em Florianópolis. 

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) entrega na próxima terça-feira, dia 21, dois grandes projetos na área educacional: a Academia FIESC de Negócios, em Florianópolis, e sua primeira Escola SESI de Referência no estado, no município de Itajaí. As solenidades ocorrem na sede da Federação a partir das 9h30, quando o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, recebe o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e outras autoridades; e na escola de Itajaí às 15 horas.

Ainda na manhã de terça, a Federação inaugura o D.Lab, um espaço imersivo para o desenvolvimento de projetos e produtos focados em dados e inteligência para a tomada de decisão, com indicadores e análises da economia catarinense. O ambiente está localizado na sede da entidade, em Florianópolis.

“A Academia FIESC de Negócios é a área de educação executiva idealizada para apoiar a reinvenção e a transformação da indústria catarinense. Estamos atuando em diversas frentes da formação executiva, como transformação digital, finanças e formação internacional de executivos”, frisa Aguiar. “Em outra frente, e dentro do nosso projeto Educação 20/30, temos a escola SESI de Referência em Itajaí, que reúne o que há de mais moderno e inovador quando se fala em educação básica”, complementa o presidente da FIESC. Mais de 630 estudantes frequentam a unidade.

A Academia, voltada à educação executiva, destaca-se com a oferta de formações voltadas à sucessão nos negócios familiares, à reinvenção da indústria e à capacitação da alta liderança (C-level). As parcerias com escolas internacionais são outra marca da Academia, que assim pode conectar globalmente os alunos às principais tendências de gestão no mundo.

Escola em Itajaí recebeu em fevereiro a etapa regional do torneio SESI de Robótica FLL – foto>Grazieli Scoltini

Primeira Escola SESI de Referência em SC

A escola SESI de Referência em Itajaí integra um programa nacional do SESI que oferece proposta pedagógica alinhada às diretrizes do Novo Ensino Médio, baseada no movimento STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. “Esse movimento já vem sendo difundido em nossa rede de educação básica. Inclusive formamos em 2021 as primeiras turmas dentro desse modelo do novo ensino médio, com jovens muito mais preparados para as carreiras tecnológicas tão demandadas pelo setor produtivo”, afirma o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira.

As escolas de referência inspiram os estudantes a se tornarem os protagonistas das suas histórias, além de trazer os cinco elementos do DNA STEAM – investigar, descobrir, conectar, criar e refletir. Há, também, atenção ao desenvolvimento educacional dos alunos, com lousas interativas, projetores e notebooks individuais.