Blog do Prisco
Manchete

Florianópolis tem desemprego acima da média de SC

Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do Brasil, de 3,9%. O número foi divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE e só não é ainda menor porque Florianópolis, ao contrário do restante do estado, não apresenta um bom desempenho. A taxa na capital é de 6,5%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua e dizem respeito ao segundo trimestre de 2022.

Enquanto Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do Brasil, Florianópolis apresenta apenas o quinto melhor resultado entre as capitais brasileiras. Cuiabá (MT), com 5,5%, Palmas (TO), Campo Grande (MS) e Boa Vista (RR), as três com 6,1%, estão à frente da capital catarinense.

Nesta edição da PNAD Contínua, o IBGE apresentou, em caráter experimental, os dados de outras regiões, divididas em estratos geográficos a critério do instituto. Em Santa Catarina, a menor taxa é a do Colar Metropolitano de Florianópolis, de 2%. Essa região contempla os municípios da região que são mais afastados da capital, como Tijucas, Alfredo Wagner, Rancho Queimado, Paulo Lopes e Nova Trento.

Em seguida, aparecem Vale do Itajaí (2,6%), aparecem Oeste (3,1%), Sul e Serra (3,5%, ver nota a seguir), Litoral Norte e Planalto Norte (4,1%), Entorno Metropolitano de Florianópolis (8,3%). Nota: no que o IBGE chama de região “Litoral Sul e Serrana Catarinense” também estão incluídos municípios do Meio Oeste.