Blog do Prisco
Destaques

Fórum Estadual Lixo Zero apresenta casos de sucesso dos municípios catarinenses

A FECAM e o Instituto Lixo Zero promovem nesta sexta-feira (11/06) o Fórum Estadual Lixo Zero, com o objetivo apresentar boas práticas de gestão de resíduos sólidos dos municípios catarinenses. O evento acontece a partir das 9h da manhã no auditório Antonieta de Barros, localizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), com transmissão ao vivo no YouTube da ALESC.

Dezenas de municípios inscreveram projetos no processo seletivo organizado pela Federação. Os de maior destaque, inseridos nos valores disseminados pelo conceito Lixo Zero, foram escolhidosAlesc pelo Instituto para apresentar no Fórum Estadual os resultados obtidos. A ideia é de que possam servir de inspiração aos demais gestores públicos e à sociedade civil de todo o Estado.

Foram selecionados para apresentação os seguintes municípios e projetos:
Lages – Programa Lixo Orgânico Zero; Florianópolis – Floripa Capital Lixo Zero 2030; Timbó – Ecoponto; Jaraguá do Sul – Distribuição de Sacos Verdes para Coleta Seletiva; Turvo – Reciclou, Levou; Campos Novos – Campos Novos Sustentável; Itajaí – Campanha Itajaí de Mares Limpos; Chapecó – Programa Chapecó Lixo Zero.

Algumas das boas práticas catarinenses serão convidadas a apresentar suas experiências em nível nacional. Ainda em junho acontecerá o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, no qual serão apresentados os projetos de maior destaque do país e do mundo. Como os municípios estão iniciando um novo mandato em suas administrações, os Fóruns pretendem dar visibilidade às boas práticas já em execução para compartilhar metodologias e programas que transformam o território.

Os valores do Instituto Lixo Zero são: Ética e responsabilidade; Respeito às futuras gerações; Apoio à comunidade local na valorização de práticas e conhecimentos; Conscientização quanto ao nosso papel e responsabilidade como ser humano e cidadão; Conservação da natureza e respeito pelo limite de seus recursos; Ambiente socialmente justo, ambientalmente equilibrado e economicamente viável.

Serviço

O quê: Fórum Estadual Lixo Zero
Quando: 11/06 às 9h
Onde: Auditório Antonieta de Barros – Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Transmissão: ao vivo no YouTube da ALESC