Blog do Prisco
Destaques

Fundam atinge 99% das prefeituras em 2015

Visando a valorização dos municípios, o Governo do Estado criou o Fundo de Apoio dos Municípios (Fundam), um programa de investimento destinado a repassar de forma criteriosa, objetiva e apartidária o total de R$ 605 milhões às 295 cidades catarinenses. Em 2015, o Fundam atingiu a marca de 99% das prefeituras com convênios assinados e R$ 470,5 milhões pagos.

fundam 2015

“O ano de 2015 foi desafiador. Com a queda na arrecadação, as prefeituras estão conseguindo apenas manter os serviços básicos, com dificuldade para fazer investimentos. O Fundam, sem dúvida, representou a maior realização deste ano para boa partes das cidades catarinenses. Com os recursos, os municípios puderam comprar 968 equipamentos e veículos, realizar 59 obras e pavimentar 1351 ruas, o que corresponde a cerca de 538 quilômetros”, ressalta o governador Raimundo Colombo.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, a expectativa do Governo do Estado é assinar os convênios restantes e encerrar o programa até o fim do primeiro trimestre de 2016. “É o fechamento do ciclo de uma parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras que nasceu lá em 2013, no Congresso Catarinense de Municípios, e deu muito certo”, avalia.

Foto>arquivo, divulgação