Blog do Prisco
Destaques

GAECO deflagra operação Ventríloquo em combate aos crimes de peculato e enriquecimento ilícito na região do planalto serrano catarinense

21 Mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão são cumpridos em na região serrana catarinense.

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) iniciou, na manhã desta sexta-feira, 24/11, o cumprimento de ordens judiciais em Santa Catarina, nas cidades de Lages, Correia Pinto, Monte Castelo e Ponte Alta. Ao todo, estão sendo cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva.

A investigação, conduzida pela Promotoria de Justiça da comarca de Correia Pinto, apura os crimes de peculato, fraude em concurso público, fraude em licitações, enriquecimento ilícito, entre outros, conduzidas por servidor público que, com auxílio de particulares e colegas de trabalho, exerceria forte influência para promoção de processos fraudulentos com a finalidade de proporcionar desvio de recursos públicos.

As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Única de Correia Pinto.

Operação Ventríloquo 
Intitulada “Operação Ventríloquo”, o nome faz alusão a arte de projetar a voz, sem que se abra a boca ou mova-se os lábios, de maneira que o som pareça vir doutra fonte diferente do falante.

GAECO 
O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público de Santa Catarina, pelas Polícias Militar, Civil, Penal e Rodoviária Federal, pela Receita Estadual e pelo Corpo de Bombeiros Militar e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.