Blog do Prisco
Destaques

BRDE apresenta resultados no Fórum Anual da Aliança dos Bancos da América Latina e Caribe

O Fórum Anual da Aliança dos Bancos Subnacionais de Desenvolvimento na América Latina e no Caribe acontece esta semana em São Paulo/SP. O evento, organizado pelo Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades (FMDV), tem como tema “Construindo o Futuro do Financiamento Subnacional, Acelerando Juntos a Transição e a Resiliência Urbana”. O evento é uma preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que será neste mês, em Dubai, e abordará temas relacionados à resiliência e à transição urbana.

Organizado como o principal encontro presencial do ano, o fórum reúne membros e parceiros para definir os próximos passos da Aliança na operacionalização do papel transformador e revolucionário dos Bancos Subnacionais de Desenvolvimento no financiamento de uma transição urbana sustentável, resiliente e justa. Com participação de representantes do governo federal e de organismos internacionais, o encontro tem como objetivo compartilhar práticas inovadoras e inspiradoras e fazer com que as instituições financeiras fortaleçam parcerias e desenvolvam oportunidades de investimento.

O presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), João Paulo Kleinübing, representou a instituição no evento. Além de participar da abertura oficial do segundo dia do fórum, Kleinübing foi um dos palestrantes de uma das sessões temáticas sobre parcerias estratégicas e a importância de projetos locais sustentáveis em cidades e regiões na América Latina e no Caribe. “O BRDE é um banco protagonista em muitas ações para o desenvolvimento sustentável dos municípios do Sul do Brasil. Temos o selo de banco verde porque acreditamos que o nosso papel vai além do financiamento creditício, estamos inseridos num movimento de transformação social e ambiental”, menciona o presidente.

O Fórum é uma oportunidade para estabelecer uma parceria regional reforçada e efetiva, bem como colaboração com Instituições Financeiras de Desenvolvimento, Bancos Multilaterais de Desenvolvimento, Organizações Internacionais, Redes de Governos Locais e Regionais e Think Tanks. A programação do fórum segue nesta sexta-feira e está disponível neste link: https://bit.ly/3FZ1g0H

Estiveram também presentes no evento o prefeito de São Paulo, Presidente de Mercocidades e Vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Ricardo Nunes; Marta Suplicy, Secretária de Relações Internacionais da cidade de São Paulo; Carlos de Freitas, Diretor Executivo Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades; Eduardo Prina, Diretor Geral do Banco de Investimento e Comércio Externo – BICE (Argentina); Fernando Gray, Prefeito de Esteban Echeverría (Argentina), Vice Presidente de Relações Institucionais de Mercocidades e Vice Presidente de CGLU para América Latina; Paulo Serra, Prefeito de Santo André e Vice-Presidente de Finanças Públicas do Frente Nacional de Prefeitos; além de outras autoridades e lideranças do setor.