Blog do Prisco
Manchete

Gaeco prende cinco por suspeita de corrupção; filho de deputado é afastado

A coordenadora do núcleo do GAECO em São Miguel do Oeste, Promotora de Justiça Marcela de Jesus Boldori Fernandes, e o Presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Valdez Rodrigues Venâncio, concedem entrevista coletiva, nesta quarta-feira (8/5), às 10 horas, no Fórum de São Miguel do Oeste, sobre a operação Irmandade.

 

O Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou, na manhã desta terça-feira (7/5), a operação Irmandade, que apura crimes ambientais e contra a administração pública. Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, 29 buscas e apreensões e três afastamentos cautelares de função pública. A operação ocorre em nove municípios catarinenses: São Miguel do Oeste, Barra Bonita, Santa Helena, Guaraciaba, São José do Cedro, Paraíso, Canoinhas, Joinville e Florianópolis.

As investigações se iniciaram há 10 meses pela 3ª e 4ª Promotorias de Justiça de São Miguel do Oeste. Segundo as apurações, servidores do Instituto do Meio Ambiente (IMA), em conluio com particulares e empresários, facilitavam a aprovação de projetos ambientais.

Durante a operação foram apreendidos documentos, computadores e outros materiais. A direção do IMA vem prestando todo o apoio à investigação em curso.

O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, pelas Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, pela Fazenda Estadual, entre outras instituições parceiras.

GERENTE AFASTADO

Operação deflagrada hoje pelo MPSC também resultou no afastamento do gerente regional do IMA de São Miguel do Oeste, Rodrigo Eskudlark (foto), que é filho do deputado estadual Maurício Eskudlark (PR).

foto>Cristian Losch, Rádio Peperi