Blog do Prisco
Notícias Últimas

TRE-SC sedia teste do novo Sistema de Filiação Partidária

Acontece até quinta-feira (09), no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, o teste em campo do novo Sistema de Filiação Partidária, o Filia, organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O evento está acontecendo simultaneamente em outros dois TRE’s, nos estados do Maranhão e Goiás. O objetivo é apresentar o novo sistema e capacitar os servidores para sua utilização, além da realização de teste de desempenho, para eventuais correções e melhorias.

O novo sistema Filia deve ser implantado em toda Justiça Eleitoral nos próximos meses, substituindo o antigo sistema FiliaWeb, e traz melhorias significativas para os partidos e secretarias responsáveis pelo seu gerenciamento nos Tribunais. “A principal mudança é a possibilidade de os partidos submeterem a lista de filiados e desfiliados a qualquer momento, podendo inclusive alterá-la, antes do fim do prazo fixado”, comenta o Coordenador de Registros Partidários, Autuação e Distribuição do Tribunal Superior Eleitoral, Bruney Guimarães Brum.

Além disso, outra novidade é a integração com o Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP), o que torna possível a validação de dados do usuário, facilitando a usabilidade.

Caso ainda não possua acesso ao sistema de filiação, o órgão partidário deverá solicitar cadastro perante a Justiça Eleitoral para realizar filiações, desfiliações e submeter a relação de seus filiados a processamento pelo TSE.