Blog do Prisco
Manchete

Gean em ritmo caribenho

O final de semana foi eletrizante na política catarinense, mais especificamente na da Capital. Na sexta-feira, começaram a vazar informações sobre uma viagem de férias ao exterior do prefeito Gean Marques Loureiro.
Viajou há quase 10 dias, mas quando pra lá partiu ele já sabia da delicadeza do quadro sanitário catarinense e também da Capital do Estado. Tanto sabia que participou de rodadas virtuais como, por exemplo, aquela videoconferência do governador com os principais prefeitos de Santa Catarina, na qual também se fizeram ouvir o Ministério Público e a Assembleia Legislativa.
Gean também deu as caras num evento virtual da Secretaria de Saúde de Florianópolis. Para todos os efeitos, ele transparecia estar no exercício pleno da prefeitura e trabalhando na Capital. Na verdade, contudo, ele estava curtindo as delícias caribenhas de Cancún, no México.
Gean trocou de vice na eleição. A escolha recaiu sobre Topázio Neto.

Quem, eu?
Não precisava de solenidade para transmitir o cargo. O curioso é que Gean continuou participando das reuniões como se estivesse tudo normal enquanto Topázio vinha assinando atos como prefeito. Naquilo, contudo, que gerava visibilidade, era Gean quem administrava. Diretamente de Cancún! Vejam só a que ponto chegamos.

Lá e cá
João Doria participou de algo até menos grave, mas parecido. O paulista assim que chegou a Miami, voltou ao Brasil.
Gean, não. Seguiu viagem rumo ao paraíso caribenho enquanto os florianopolitanos e os catarinenses ficaram enclausurados durante o fim de semana.

Dramalhão mexicano
Efetivamente é mais do que um papelão, é uma sessão pastelão protagonizada pelo alcaide da Capital. Alguém reeleito no primeiro turno, porque realiza sim boa administração, depois de ver o eleitor da Capital relativizar tudo o que aconteceu na repartição pública e que normalmente ocorre em casa, no hotel ou no motel, deveria pensar bem antes de tomar decisões descabidas como essa. Em plena severidade da pandemia, decide ir a Cancún. E só está retornando porque foi descoberto.

Acorda, prefeito
Santa ingenuidade pensar que essa viagem ficaria oculta em plena era digital. O prefeito inclusive já pediu desculpas. Tudo certo, mas é algo inverossímil, inacreditável. Gean precisa, urgentemente, recolocar os pés no chão e voltar a administrar Florianópolis.

 

Foto: Flavio Tin/ND, divulgação