Blog do Prisco
Destaques

Gelson Merisio, o sobrevivente

O deputado Gelson Merisio é um sobrevivente político do vendaval que responde por Jair Bolsonaro e que estremeceu as eleições de 2018. Por que um sobrevivente? Primeiro porque ele conseguiu se viabilizar como candidato dentro do PSD. Depois, conseguiu angariar apoios ao seu projeto eleitoral. Trouxe o DEM, do deputado João Paulo Kleinüning, que foi seu candidato a vice. Angariou o apoio do PP, que, como aliado, viu seu líder maior, Esperidião Amin, eleger-se senador. Concorreu ao lado de outro ex-governador, Raimundo Colombo, do próprio PSD.

Merisio deixou o MDB de fora do segundo turno em Santa Catarina. A outra vaga ficou com Carlos Moisés, do 17, correligionário de Bolsonaro.

É bem verdade que o pessedista fez menos votos no segundo turno, mas conquistou mais de 1 milhão de eleitores. Não se pode ignorar que ele está cumprindo o terceiro mandato de deputado estadual. Nunca tinha disputado um pleito majoritário. Estadualizou o nome e é, indiscutivelmente, o líder da oposição ao governador eleito, Carlos Moisés.

Em silêncio

Pelo simples fato de ter ido ao segundo turno e enfrentado o correligionário de Jair Bolsonaro aqui no Estado. Passado o pleito, Merisio vem adotando a estratégia correta. Ele ainda não se pronunciou sobre os primeiros movimentos do governador eleito, nem no que diz respeito à montagem e ações do governo de transição.

Andar da carruagem

Está na retaguarda, recolhido, observando. No que faz muito bem. O líder do PSD só vai se posicionar conforme o andar da carruagem do futuro governo, que assume no dia 1º de janeiro de 2019.

Presidência do PSD

A tendência é Gelson Merisio manter o protagonismo no PSD e, por consequência, na oposição, uma vez confirmado por Gilberto Kassab, o presidente nacional, como solução de continuidade na presidência estadual do partido. A convenção do PSD é em agosto do ano que vem e Merisio pode ser reconduzido a novo mandato presidencial no contexto interno da legenda.

 

Posts relacionados

Deputados entregam emenda em Massaranduba

Redação

Geovania cobra celeridade na duplicação da BR 470

Autor

Vice de Alckmin pode influenciar em SC

Autor