Blog do Prisco
Destaques

Gestão na OAB/SC pautada pelo diálogo com a advocacia e a sociedade

Metas para o triênio 2019/2021 à frente da presidência da Seccional catarinense são inovação, inclusividade e eficiência

O advogado Rafael Horn tomou posse oficialmente na presidência da OAB/SC para o período 2019/2021 na noite desta quinta-feira (14/2), junto com sua Diretoria e a Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC), que tem agora na presidência a advogada Claudia Prudêncio. Com meta de gestão focada na inclusividade, inovação e eficiência, tanto nas realizações para a advocacia quanto para a sociedade, Horn anunciou que conduzirá a Seccional catarinense pautado pelo amplo diálogo. “Para colocar em prática nosso projeto de inovação, eficiência e inclusividade, não bastará apenas dialogar com a advocacia, precisaremos também de constante interlocução com a sociedade civil e com os poderes constituídos, reafirmando o protagonismo institucional da Ordem dos Advogados. Com uma comunicação altiva e independente, faremos um esforço conjunto para buscar alternativas e soluções aos desafios que se apresentam”, afirmou.

A solenidade de posse lotou a sede da Associação Catarinense de Medicina, e foi prestigiada por autoridades do meio jurídico de todo o País, além de representantes de instituições e governos. Entre os presentes, o presidente da OAB nacional, Felipe Santa Cruz, presidentes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Carlos Eduardo Thompson Flores, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Rodrigo Collaço, do Tribunal Regional Eleitoral, Ricardo José Roesler, do TCE/SC, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, o Defensor Público-Geral Federal, Gabriel Faria Oliveira, o Subdefensor Público-Geral de SC, João Coutinho, a Procuradora-Geral do Estado de Santa Catarina, Célia Iraci da Cunha, o Procurador-chefe do MPF em Santa Catarina, Darlan Airton Dias, o vice-presidente do TRF1, Kassio Nunes Marques, a vice-governadora do Estado, Daniela Reinehr, o representante do TRT/SC, desembargador Wanderley Godoy Júnior, o Subprocurador-Geral de Justiça, Aurino Alves de Souza, o presidente da Assembleia Legislativa, Julio Garcia, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro. Pelo Conselho Federal da OAB, além do presidente Santa Cruz, o secretário-geral, José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral, o secretário-geral adjunto, Ari Raghint Neto, o tesoureiro, José Augusto Araújo de Noronha, o ex-presidente nacional Marcus Vinícius Furtado Coelho, além dos Conselheiros Federais da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas (ex-presidente da OAB/SC), Sandra Krieger Gonçalves, Fábio Jeremias de Souza, José Sérgio Cristóvam, Sabine Muller Souto e Tullo Cavallazzi Filho.

Além da Diretoria da OAB/SC e da CAASC, tomaram posse ainda, na mesma data, os 49 presidentes das Subseções da OAB/SC no interior do Estado, os 90 Conselheiros Estaduais, os 6 Conselheiros Federais da OAB/SC e os Delegados da CAASC. A nominata apresenta 75% de renovação nos quadros da Seccional catarinense e a OAB/SC é uma das únicas no País a cumprir com o regulamento de contar com pelo menos 30% de mulheres nos cargos eletivos. Ao se despedir do cargo, o ex-presidente da OAB/SC e atual Conselheiro Federal, Paulo Marcondes Brincas, destacou que sua meta à frente da instituição foi rigor na gestão para a melhor prestação de serviços à advocacia e à sociedade – a OAB tem como missão zelar pela Constituição e pelos direitos e garantias dos cidadãos. “Hoje a OAB/SC tem um Portal da Transparência, regras de controle de compras e de contratação de serviços”, exemplificou, destacando: “O melhor é entregar a instituição a um colega extremamente preparado. Tenho a certeza de que estamos começando a melhor gestão da história da Seccional”, afirmou, sobre o mandato de Rafael Horn.

O presidente da OAB nacional, Felipe Santa Cruz, destacou em seu discurso a ampla participação das mulheres advogadas na instituição e o papel da Ordem na defesa da Constituição e da democracia. “Os dramas do Brasil só podem ser resolvidos dentro do estado democrático de direito e só há uma cura para a nossa democracia: mais democracia e mais transparência. Vamos agora discutir em nosso País mudanças profundas em legislações que demoraram décadas para serem construídas e para tanto precisamos garantir o livre trânsito de ideias e o debate sereno”, defendeu.

À frente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, a advogada Claudia Prudêncio destacou suas diretrizes e a expectativa para a gestão conjunta entre a Caixa e a OAB/SC. “Em 70 anos de história da CAASC sou a segunda mulher, depois de 50 anos, a assumir a sua presidência, mas não represento mais somente as mulheres advogadas, represento os mais de 50 mil advogados catarinenses: homens, mulheres, jovens, idosos, negros, indígenas, LGBTI. Será por todos eles que trabalharemos 24 horas por dia. Confio cegamente na capacidade de gestão do presidente Rafael Horn. Na sensibilidade, no trato, e no amor que tem pela advocacia catarinense. Seu espírito de coletividade e inclusividade permitirá mostrar para advocacia catarinense que a OAB e a CAASC, juntas, serão imbatíveis”, destacou Claudia.

 

->>> Conheça aqui as prioridades da nova gestão da OAB/SC para a advocacia e a sociedade catarinense:

https://bit.ly/2GIO7LT

 

A nova Diretoria da OAB/SC: http://www.oab-sc.org.br/diretoria

 

A nova Diretoria da CAASC: http://www.caasc.org.br/institucional/diretoria/

 

O novo Conselho Estadual da OAB/SC: http://www.oab-sc.org.br/conselho-estadual

 

O novo Conselho Federal da OAB/SC: http://www.oab-sc.org.br/conselho-federal

Os novos Delegados da CAASC: http://www.caasc.org.br/institucional/delegados/