Blog do Prisco
Destaques

Governador nomeia Renan Soares de Souza como novo defensor público-geral do Estado

O governador Carlos Moisés nomeou nesta terça-feira, 14, Renan Soares de Souza como o novo defensor público-geral de Santa Catarina. O chefe do Executivo escolheu o candidato mais votado, critério que sempre adota em respeito à preferência da categoria. Souza foi escolhido por 73 dos 115 defensores que participaram do pleito que contou com quatro candidatos ao cargo.

“Renan conta com o respeito e apoio dos colegas de Defensoria. Ele foi escolhido para estar à frente deste órgão, que tem um papel tão importante para os cidadãos. Tenho certeza que fará uma gestão exemplar”, diz Carlos Moisés.

O novo defensor público-geral assume o cargo em setembro por um mandato de dois anos. A subdefensora geral será Dayana Luz.

“Há grandes desafios, especialmente considerando o momento atual, mas acredito que a Defensoria tem um espaço para contribuir muito, especialmente na missão constitucional que ela tem de promover o acesso à Justiça das pessoas vulneráveis e mais necessitadas da nossa sociedade”, destaca Souza.

Confira a trajetória do novo defensor público-geral

Defensor Público do Estado desde 2013, Renan Soares de Souza tem 35 anos, foi conselheiro superior da Defensoria Pública de SC por quatro anos e é lotado no núcleo da cidade de Chapecó, do qual foi coordenador. Ele também é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) há sete anos.

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e especialista em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera-Uniderp, o novo defensor público-geral já foi servidor do Ministério Público e do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Eleição virtual

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a eleição da Defensoria Pública de SC foi realizada de forma virtual pela primeira vez em sua história.

No dia 3 de julho, o atual Defensor Público-Geral, João Joffily Coutinho, deu posse aos novos integrantes do Conselho Superior da Defensoria Pública de Santa Catarina: Marcel Mangili Laurindo, Diego Torres, Albert Silva Lima, Fernanda Aparecida Rocha Silva de Menezes e Valentim Hodecker Junior.