Blog do Prisco
Manchete

Governador participa de encontro com os representantes das Defesas Civis dos estados que integram o Codesul

Foto: Eduardo Valente/GOVSC

Nesta segunda-feira (13), uma reunião técnica do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) discutiu ações e estratégias para o trabalho em conjunto dos estados quando o assunto é a prevenção e resposta a desastres. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil em Florianópolis.

A sugestão de criar um grupo de trabalho foi feita pelo governador Jorginho Mello durante os encontros com os governadores do Codesul. Desde 2016 o trabalho de integração das Defesas Civis não acontecia. O objetivo, segundo Jorginho Mello, é trocar informações entre os órgãos de cada estado e garantir ajuda entre os estados quando for necessário.

“A ideia é montar uma estrutura para que os estados do Codesul possam se ajudar quando houver algum tipo de evento climático extremo. Criar protocolos de ações é fundamental para salvar vidas e salvar patrimônios. Esse grupo será muito importante para fortalecer as nossas Defesas Civis”, informou o governador Jorginho Mello.

Participaram do encontro representantes da Defesa Civil do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Durante a agenda nessa segunda, o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de SC, Coronel Luiz Armando Schroeder Reis, apresentou a estrutura da Defesa Civil catarinense e falou sobre o trabalho realizado pelos profissionais do órgão.

“Essa união dos estados é fundamental para a troca de experiência entre as defesas civis. Temos as questões que envolvem as chuvas aqui no Sul do Brasil e a seca e queimadas no Mato Grosso do Sul. A vivência de cada estado pode contribuir para que a gente defina estratégias para minimizar os impactos”, reforçou Coronel Armando.

A intenção desse grupo de trabalho do Codesul é criar uma agenda de encontros com os representantes das Defesas Civis. “O governador Jorginho Mello pediu que a gente organizasse essa agenda e retomasse esse grupo que estava parado desde 2016. Nosso estado já é exemplo nacional quando o assunto é Defesa Civil e essa troca de experiências é fundamental para uma resposta mais eficiente a essas catástrofes”, disse a secretária do Codesul Santa Catarina, Vânia Franco.