Blog do Prisco
Manchete

Governadores do Codesul defendem em Brasília avanço na Reforma Tributária

Os quatro governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) se reúnem nesta terça-feira, 10, em Brasília, com o relator da reforma tributária no Senado, senador Eduardo Braga. Após a reunião com o relator, o grupo concede uma coletiva para a imprensa, às 16h10, no salão azul do Senado Federal.

O governador Jorginho Mello, Ratinho Junior (Paraná), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul) e Eduardo Leite (governador do RS e presidente do Codesul) defendem o avanço da reforma para a modernização do sistema tributário, mas sem prejudicar os estados.

A principal sugestão é a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional para que a região também passe a contar com um fundo de desenvolvimento. O modelo é semelhante aos existentes no Nordeste, Norte e Centro-Oeste para equilibrar desigualdades econômicas e sociais.

Antes, por volta das 13h, os governadores realizam uma reunião na na Secretaria de Articulação Nacional (SAN) para discutir a emergência climática e os resultados do BRDE (banco vinculado ao Codesul) relativos ao segundo trimestre.

“Será um dia de reuniões muito produtivo e a Secretaria de Articulação, sede da representação de Santa Catarina em Brasília, está organizando com todo o cuidado”, destaca a secretária de Articulação Vânia Franco.