Blog do Prisco
Manchete

Governadores do Codesul se reúnem em Chapecó no dia 21

Pela primeira vez desde a fundação do bloco, os governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) se reunirão fora de uma capital de estado. O primeiro encontro de 2022 ocorrerá na cidade de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, no dia 21 de março. Será a primeira reunião desde que o líder catarinense, Carlos Moisés, assumiu a presidência da entidade, no fim de 2021. Além de Moisés, também já confirmaram presença os chefes do Executivo gaúcho, Eduardo Leite, do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.

::: Imprensa: faça o credenciamento para o evento pelo site do Codesul

O evento em Chapecó acontecerá no período da manhã, com encontros temáticos logo cedo. Em seguida, ocorrerá a reunião dos governadores. Os temas a serem debatidos desta vez são infraestrutura e meio ambiente. No caso da infraestrutura, serão discutidos projetos convergentes entre os quatro estados, tanto no ramo rodoviário quanto no ferroviário. Já na área ambiental, o Governo de Santa Catarina apresentará o seu Sistema Integrado de Monitoramento e Alertas de Desmatamento (SIMAD). Ele deverá ter seu uso expandido também para os estados vizinhos.

“Esperamos um encontro do mais alto nível. Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul possuem uma série de características em comum. Vamos focar muito na questão da infraestrutura, que é uma questão primordial para os quatro estados, e onde podemos avançar muito com projetos convergentes. Vale destacar também a realização deste encontro na cidade de Chapecó, a capital do nosso Oeste, e para quem deveremos ter boas notícias durante o evento”, salienta o governador Carlos Moisés.

O secretário-executivo do Codesul para Santa Catarina, Gustavo Salvador Pereira, destaca que o encontro em Chapecó deverá ser finalizado com a assinatura de um Termo de Cooperação entre os estados em relação aos temas tratados. Segundo ele, a integração proporcionada pela entidade ajuda no desenvolvimento socioeconômico conjunto dos estados membros.

Sobre o Codesul

O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul foi criado em 1961 pelos três estados do Sul. O Mato Grosso do Sul se juntou a eles em 1992. O objetivo inicial da parceria era fazer frente ao poder econômico da Região Sudeste e ao poder político do Nordeste. O órgão tem como objetivo encontrar alternativas para os desequilíbrios regionais, que concentram o crescimento econômico no centro do país.

O Conselho tem como finalidade também facilitar a troca de desenvolvimento social e político entre os Estados membros, além de adotar medidas comuns nas áreas da polícia, saúde, defesa civil, entre outros.

Uma das estruturas que surgiu a partir da cooperação do Codesul foi o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), para fomento dos setores econômicos.