Blog do Prisco
Manchete

Governadores do Cosud fazem reunião virtual e contraponto a Bolsonaro

Mandatários estaduais do Sul e do Sudeste, que formam o Cosud, se reúnem virtualmente  nesta segunda-feira. Na pauta, obviamente, o Coronavirus, seus impactos na saúde e na economia. Moisés da Silva vai participar. 

Os governadores, na prática, estão fazendo o contraponto à pandemia em relação a Jair Bolsonaro. O presidente simplesmente não lidera nada neste momento enquanto seu governo está todo mobilizado na guerra contra o vírus.

Ele continua insistindo na tese de que tudo isso não passa de uma gripezinha, o que é um absurdo. Em vez de ajudar, Bolsonaro está atrapalhando. Fica criticando os governadores, sobretudo os  do Rio de Janeiro, de São Paulo, os dois principais estados, assim como tem criticado outros três: Bahia, Piauí e Distrito Federal. O presidente não tem falado de Santa Catarina, que foi um dos primeiros estados a tomar medidas de isolamento da população. Mas no contexto geral, sua postura inexplicável não contribui.

Neste cenário, já que o chefe da não lidera o processo, os governadores vão se articular entre eles e fazer o que tem que ser feito. O comportamento de Bolsonaro nesta crise extrema está derretendo seu capital político. Basta ver o número de panelaços. Nesta toada, o presidente vai se inviabilizando.