Blog do Prisco
Destaques

Governo de SC apresenta política de inovação a gestores públicos

Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí, em Indaial, trata de políticas públicas, modelos em andamento nas Prefeituras e soluções para os municípios


As ações de modernização da gestão pública na esfera estadual e a política de Inovação do Governo de Santa Catarina serão apresentadas a prefeitos, gestores públicos e vereadores que participam na próxima quinta-feira (18), em Indaial, do III Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí, na Associação Empresarial do município. O encontro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Indaial, visa facilitar a implantação de ferramentas que proporcionem maior eficiência nos serviços prestados à população. “E mostrar quais são as políticas de incentivo à inovação que o Estado está oferecendo para empresas, desde startups até indústrias tradicionais. O conceito de inovação é mais amplo e deve ser aplicado em todos os ambientes, seja ele público ou privado”, afirma o diretor de Desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Sandro Yuri Pinheiro.

Segundo o diretor, as propostas planejadas e executadas para desenvolver as localidades têm como um dos principais pilares a construção de Centros de Inovação pelo Estado. Na região do Médio Vale do Itajaí, ele destaca o centro regional com sede em Blumenau. Ele informa que as obras foram concluídas, mas existe ainda um trâmite burocrático para a inauguração, incluindo o lançamento de um edital previsto para aquisição de mobiliário para o empreendimento.

Com a inovação cada vez mais presente no cotidiano das cidades e pessoas, Pinheiro cita a importância do envolvimento da comunidade no desenvolvimento do ecossistema de inovação. “As pessoas são as beneficiárias diretas de tudo que a inovação pode trazer de bom para a cidade, desde planejamento, organização, segurança, enfim, em todos os conceitos de cidades inovadoras, atendendo à várias demandas da sociedade”, frisa.

Encontro – Além das políticas públicas estaduais, o Fórum de Cidades Digitais traz modelos em andamento nas Prefeituras e soluções de mercado, com destaque para os investimentos tecnológicos implantados em Brusque, Indaial, Rio Negrinho, Rio do Sul e Schroeder. “O objetivo é promover a troca de experiências e facilitar a adoção de ferramentas visando resolver diversos problemas nas cidades. Tecnologia deve ser vista como estratégica para melhorar a gestão e, consequentemente, a vida das pessoas”, resume o diretor da RCD, José Marinho.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. O III Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí tem o patrocínio ouro da 1DOC e prata da IPM Sistemas, SINNC Soluções e IDS, além do apoio da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Canal Gerência Pública e do Portal Cidade no Ar. O Vestena Hotel Indaial também é parceiro da iniciativa.

Serviço

III Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí

18 de Julho, em Indaial

Local: ACIDI (Associação Empresarial de Indaial)

Rua Ver. Alvin Rauh Júnior, 100 – Nações

Inscrições abertas e gratuitas para servidores públicos:

http://forum.redecidadedigital.com.br

Informações pelo (41)3015-6812 ou pelo [email protected]