Blog do Prisco
Notícias Últimas

Governo do Estado une forças com entidades empresariais no projeto Travessia

Secretários de Estado de Santa Catarina participaram nesta quarta-feira, 24, da apresentação do plano estratégico e tático do projeto Travessia, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e que, agora, conta com parceria do Poder Executivo. Trata-se de uma proposta para o enfrentamento à crise pós-pandemia do novo coronavírus.

A iniciativa vai atuar em quatro frentes: reinvenção da indústria e da economia, investimento em infraestrutura, atração de capital e pacto institucional. “O Estado precisa ter bons projetos para receber investimentos, aumentar a atratividade e fortalecer a economia. O projeto Travessia é uma integração entre o setor produtivo, a sociedade organizada e o Governo do Estado, para que juntos possamos construir um Estado mais dinâmico e progressista”, destacou o presidente da Fiesc, Mário Aguiar.

Na primeira fase do programa, a Fiesc interagiu com as diversas áreas da sociedade, especialmente do meio empresarial, para buscar sugestões e aperfeiçoar o planejamento e as possíveis ações que podem ser implementadas. A partir de agora, o Governo do Estado se une ao programa para trabalhar em prol, não apenas da retomada, mas, sim, da transformação econômica.

O Governo do Estado foi representado no encontro, via videoconferência, pelos seguintes membros: chefe da Casa Civil (SCC), Amândio João da Silva Júnior; secretário da Fazenda, Paulo Eli; secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Rogério Siqueira; secretário da Educação, Natalino Uggioni; além dos secretários adjuntos, Juliano Chiodelli, da SCC, e Ricardo Stodieck, da SDE.

Além do presidente Mário Aguiar, também esteve presente o diretor de Inovação e Competitividade da Fiesc, José Eduardo Azevedo Fiates, entre outros diretores da Federação.

Confira o que disseram os representantes do Governo sobre o encontro

Para o chefe da Casa Civil, Amandio João da Silva Junior, a conexão entre os setores, público e privado, é fundamental para o sucesso do projeto. “O objetivo é o mesmo, unir esforços para a recuperação econômica de Santa Catarina”, destacou. Desde março, quando iniciou a crise, o Estado registrou queda superior a R$ 1,6 bilhão na arrecadação em relação à expectativa para o período.

“Integramos a equipe de Governo para desenvolver uma política de Estado e este projeto vem ao encontro dos objetivos de retomada da atividade econômica em Santa Catarina. Acredito que a economia colaborativa é a grande saída e este momento de transformação mundial é a oportunidade de juntar forças”, destaca o secretário da SDE, Roberto Siqueira.

O secretário Paulo Eli reforçou a importância de continuar o desenvolvimento da nova política tributária catarinense. “Temos recebido diariamente empresas que mostram interesse em vir para Santa Catarina pelos benefícios fiscais que possuímos e pela garantia jurídica. Agora precisamos trabalhar, junto aos órgãos responsáveis e com parceria do setor privado, as alíquotas de impostos de importação, para incentivar a produção catarinense e gerar ainda mais competitividade, renda e emprego no Estado”, afirmou.

Segundo o secretário Natalino Uggioni, a plataforma que vai sustentar esta travessia é a Educação. “Precisamos de profissionais qualificados para dar conta desse desafio e, por isso, estamos estimulando os nossos jovens desde a escola com ações sobre tecnologia, empreendedorismo e o mundo das profissões da indústria e comércio. São programas e ações que se somam para o futuro ainda melhor para Santa Catarina”, reforçou.