Blog do Prisco
Destaques

Governo e Assembleia avançam nas tratativas para melhoria da conectividade em áreas rurais em SC

Executivo planeja lançamento de um programa focado na ampliação da cobertura da internet no Estado

Dando continuidade as tratativas sobre melhoria e ampliação da conectividade na área rural, secretários do governo do Estado reuniram-se novamente com deputados da bancada do oeste na manhã desta quarta-feira, 18 de outubro, na Assembleia Legislativa. Foram discutidos incentivos para aumento da conectividade na área rural, viabilidade para aluguel de postes e possibilidades para empresas privadas implantarem internet nas regiões mais remotas. O executivo planeja o lançamento até o final do ano de um programa focado na ampliação da cobertura da internet no Estado.

A reunião contou com a participações dos secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett; da Agricultura, Valdir Colatto; da Casa Civil, Estener Soratto; da Fazenda, Cleverson Siewert; e do presidente da Celesc, Tarcísio Rosa.

“O desenvolvimento econômico passa necessariamente por mais conectividade em todas as áreas de Santa Catarina. Nosso esforço, por determinação do Governador Jorginho Mello, é viabilizar isto nas áreas rurais e incentivar mais oportunidades para quem mora no campo e também precisa de conexão para trabalhar e estar em contato com o universo que a internet possibilita”, destacou Marcelo Fett, secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação.

As equipes das secretarias da Agricultura; da Fazenda; do Planejamento e da Tecnologia e Inovação irão elaborar um diagnóstico das comunidades para levantar os custos dos investimentos necessários para viabilizar as melhorias nos 295 municípios.

“Cada município tem uma realidade diferente e precisamos deste levantamento para saber qual o nível de subvenção que o Estado terá que fazer e o montante que terá que ser investido”, reforçou Fett.

Até dezembro, o Governo deve lançar o programa relacionado ao tema. Uma das ações previstas é o envio de um projeto de lei para análise dos parlamentares com a previsão de incentivos e isenções que ampliem a cobertura da internet no campo.